Você está aqui: Página Inicial / Notícias / História da caricatura brasileira é mote de palestra na Unimep

História da caricatura brasileira é mote de palestra na Unimep

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 17/08/2013 07h49, última modificação 26/04/2016 15h50

Nesta segunda-feira, dia 19, a Unimep irá receber o historiador, pesquisador e caricaturista brasileiro, Lucio Muruci, também conhecido como Luciano Magno. Ele irá ministrar a palestra História da Caricatura Brasileira e relançar o livro de mesmo nome, reconhecido como um dos melhores de 2012 pelo jornal O Globo. A iniciativa é uma parceria entre a universidade e o CEDHU Piracicaba (Centro Nacional de Humor Gráfico), órgão da Semac (Secretaria da Ação Cultural) para celebrar os 40 anos do Salão de Humor de Piracicaba. O evento tem o apoio do curso de design gráfico da instituição e será sediado na universidade por meio da coordenação do Salão Universitário de Humor da Unimep. Os interessados podem acompanhar o encontro a partir das 19h30, no Auditório Verde (bloco 2) da Unimep. O evento é gratuito e aberto ao público. 

O tema do encontro será discutido a partir do primeiro volume da obra História da Caricatura Brasileira, sobre a trajetória histórica da caricatura no Brasil desde o século 19 e de centenas de artistas que se dedicaram a essa arte, como Manoel de Araújo, Pedro Américo, Angelo Agostini, Rafael Mendes de Carvalho, Cândido Aragonez de Faria, dentre outros. 

Palestrante – Graduado em ciências sociais, Muruci é mestre em arte, doutor em história social da cultura e há 25 anos realiza pesquisas sobre a história da caricatura. Em 2002, foi curador e idealizador do 1° Festival de Humor Gráfico realizado nos principais museus do Rio de Janeiro e, desde 1993, realiza curadoria de exposições sobre o humor gráfico para diversas instituições. Neste ano, Muruci fará parte da banca de júri do Salão de Humor de Piracicaba.

Texto: Larissa Molina
Ilustrações: Acervo Salão Universitário de Humor de Piracicaba
Edição de texto: Angela Rodrigues
Última atualização: 19/08/2013

 

registrado em: