Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Humor e ateliês estão no Martha Watts em novembro

Humor e ateliês estão no Martha Watts em novembro

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 01/11/2015 09h49, última modificação 26/04/2016 15h53

O Centro Cultural Martha Watts recebe, em novembro, temas do humor a famosos, da humanização ao barro. Humor e Riso: que Palhaçada é essa? convida o visitante para a exposição permanente do Salão Universitário de Humor da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). As artes plásticas também têm seu espaço nas mostras de cerâmica e quadros preparadas Lucia Portella e Denise Storer, respectivamente. A visitação é gratuita!

HUMOR

A exposição permanente do Salão Universitário de Humor da Unimep fica aberta até o próximo dia 30. O tema deste mês é 'Humor e Riso: que Palhaçada é essa?. Os trabalhos inéditos apresentam os universos do riso e do palhaço pelo olhar do humorista gráfico universitário. O público poderá se divertir com um conjunto de cartuns, charges e caricaturas sobre o riso e a vida dos palhaços. A mostra reúne trabalhos selecionados do acervo histórico do Salão de Humor da Unimep, de 1992. A escolha de obras celebra o Dia Nacional do Riso, Dia do Palhaço e Dia Internacional do Riso.

FAMOSOS

Com caricaturas de Fábio San Juan, a exposição Famosos na Telinha fica aberta ao público até dia 19. Estão instaladas na sala Da Vinci 19 trabalhos, uma coleção de caricaturas pintadas em tela de dimensões pequenas. “É uma brincadeira com a tela de pintura e a tela da TV por serem todos famosos. Hoje, para ser famoso, muita gente acha que é indispensável aparecer na tela da TV. No entanto, eu retrato pessoas famosas 'em tela' que ficaram famosas muito antes de existir a TV, como Machado de Assis”, explica o artista.

CERÂMICA

A Mostra de Cerâmica Decorativa e Escultórica de Lucia Portella e alunos estará na Sala Monet de 9 a 19 deste mês. Selecionadas por Lucia para sua exposição anual, o público poderá conferir algumas das peças produzidas no ateliê da artista em 2015.

HUMANIZAÇÃO

Aberta de 12 a 27 de novembro, a HumanizArte está na sala Irineu Guimarães. A exposição é resultado de um trabalho desenvolvido em 2015 por professores e alunos do 9º ano do Colégio Metodista Piracicabano. A partir da discussão dos projetos interdisciplinares, percebeu-se que, por meio da arte, vários temas e propostas contemplavam o humano e a humanização, transcendendo para a valorização da individualidade e do coletivo.

MÉDICOS

O hall do Centro Cultural Martha Watts recebe a exposição Unimed, seus Médicos e Artistas. A visitação acontece de 16 a 27 deste mês, quando o público poderá conferir trabalhos artísticos executados por profissionais da medicina.

LITERATURA

Fernando Pessoa é o tema do Encontro com a Literatura, que recebe como convidada a professora Josiane Maria de Souza, coordenadora do Curso de Letras – Língua Portuguesa da Unimep. O evento acontece no miniauditório do Marta Watts no dia 18, às 15h30. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail ccmw@unimep.br. A entrada franca e há entrega de certificado.

PINTURA

Os alunos do atelier de Denise Storer apresentam seus trabalhos na exposição Com Tinta e Pincel XXV, aberta ao público de 30 a 17 de dezembro. Nas salas Monet e Da Vinci estarão pintura feitas em técnicas variadas (pastel seco, aquarela, grafite e óleo sobre tela). Toda a exposição é composta por 52 trabalhos – cada aluno expõe suas duas melhores telas produzidas neste ano. “A preocupação em fazer o melhor e estar mostrando seus trabalhos às pessoas faz com que os alunos se empenhem em seus estudos, aprimorando as técnicas e aumentando a responsabilidade para com a arte”, explica a professora e artista plástica.

MEMÓRIA

O Espaço Memória Piracicabana apresenta coleções especiais de João Chiarini (cultura e folclore), Rocha Netto (esportes), Jair Toledo Veiga (genealogia), arquivo do Fórum (processos jurídicos) e jornal O Diário. A entrada franca e a visitação acontece de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h. O Museu Prof.ª Jaïr de Araújo Lopes oferece visitas monitoradas.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: Bob Calligaris/divulgação