Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Humor e Fernando Pessoa são destaques na programação do CCMW em junho

Humor e Fernando Pessoa são destaques na programação do CCMW em junho

por Angela Rodrigues publicado 09/06/2017 05h00, última modificação 09/06/2017 12h16

O autor Fernando Pessoa e o humor estão dentre os destaques da programação do Centro Cultural Martha Watts neste mês. A mostra “Trabalho ou Não? O Humor e a Crise sem Graça” continua em cartaz até o dia 30 e retrata o universo do emprego. Crises, disputas ideológicas, econômicas e sociais sempre foram temas centrais no universo do humor gráfico. Mas a reunião destes fatores em um momento marcado pela votação de polêmicas reformas, uma greve geral e uma séria crise política e econômica, culminou nesta mostra que integra a exposição permanente do Salão Universitário de Humor da Unimep.

“São críticas humorísticas e sátiras criadas por jovens cartunistas, autores de obras selecionadas nas 24 edições realizadas pelo evento de humor desde 1992, que compõem um curioso e ácido mosaico sobre a situação vivida em nosso país, suas contradições e equívocos recorrentes, em obras que nos fazem questionar por meio do humor gráfico”, conta o caricaturista e artista plástico Camilo Riani, presidente da Comissão Organizadora do evento.

Na Sala Monet, a exposição “25 anos de Muito Bom Humor” pode ser conferida até o próximo dia 23, e traz cartazes históricos do Salão Universitário de Humor de Piracicaba - Unimep. São mais de 20 obras assinadas por grandes nomes do humor - exclusivamente para o Salão - entre eles: Angeli, Camilo Riani, Carlos Tomazin, Da Costa, Dalcio Machado, Dornelas, Edu Grosso, Fernando Gonsales, Flavio Rossi, Fred Ozanan, Gual, Jal, Jean, Baptistão, Lucas Leibholz, Luis Fernando Veríssimo, Márcio Leite, Paffaro, Paulo Branco, Sander, Sérgio Campos, Tiago Hoisel,  Ziraldo e ex-alunos de publicidade da instituição.

Já entre os dias 9 e 30 deste mês, acontece na Sala Da Vinci a mostra “Paralela do 25º. Salão Universitário de Humor/Meio Ambiente”. Tratam-se de obras agraciadas com o prêmio Centro Cultural Martha Watts na categoria meio ambiente, e que são parte do Salão Universitário de Humor da Unimep.

LITERATURA

O Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa, será o objeto de estudo no Encontro com a Literatura que, neste primeiro semestre, tem o tema Fernando Pessoa Revisitado. O objetivo é apresentar e discutir os textos do autor português que foram publicados nos últimos dois anos. “A obra extensa de Fernando Pessoa ainda nos surpreende, uma vez que os pesquisadores continuam encontrando textos inéditos mesmo já passados 77 anos de sua morte”, destaca a professora Josiane Maria de Souza, coordenadora do curso de letras – língua portuguesa da Unimep.

O encontro ocorre no dia 21, às 15h30, no miniauditório. As inscrições podem ser feitas no ccmw@unimep.br. A entrada é gratuita e há entrega de certificado. O Encontro com a Literatura é uma parceria entre as equipes do NUC, do CCMW e o curso de letras língua portuguesa da Unimep.

Texto: Assessoria de Comunicação da Unimep
Fotos: acervo