Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Humor é tema principal das atividades do Centro Cultural Martha Watts

Humor é tema principal das atividades do Centro Cultural Martha Watts

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 03/10/2015 11h58, última modificação 26/04/2016 15h52

O humor é o tema principal dentre as exposições e atividades de outubro organizadas pela equipe do Centro Cultural Martha Watts. As peças do acervo histórico do Salão Universitário de Humor da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) ocupam o espaço de exposição permanente e, neste mês, trarão ao público o tema índio, numa revisita aos 500 anos do descobrimento do Brasil. Os demais espaços apresentam arte contemporânea, fotografia, esculturas em madeira e factuais da história da Unimep. Em outubro também será possível participar de um encontro com a literatura.

HUMOR

Humor no Museu: um Divertido Programa de Índio! é a programação da exposição permanente no Centro Cultural Martha Watts. A visitação está aberta durante todo o mês, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h. A produção data do período das comemorações dos 500 anos do descobrimento do Brasil. O presidente da Comissão Organizadora do Salão Universitário, o cartunista Camilo Riani, destaca que a figura do índio é um catalisador da crítica à precariedade que vive esses povos. A organização teve orientação de Joceli Lazier, diretora do Martha Watts.

CONTEMPORÂNEA

O Martha Watts sedia paralela do 47º Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba. A sala Da Vinci recebe seleção de obras das edições anteriores e está exposta até 23 de outubro, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h. A mostra é integrante do Salão de Arte Contemporânea, e apresenta artistas consagrados e trabalhos diversificados que foram selecionados a partir do acervo da Pinacoteca Municipal Miguel Dutra. Entrada franca. Informações 3433-4930, com Eduardo Borges (Pinacoteca).

FOTOGRAFIA

Realizado pelos alunos de fotografia da Unimep, a exposição Cápsula do Tempo traz um trabalho de busca por imagens produzidas pelos veteranos do curso da área de comunicação. O exercício acadêmico é fruto da disciplina Restauração Digital e Preservação da Fotografia, sob a proposta de ampliação da percepção artística, reconhecimento do valor cultural e importância da memória fotográfica para a construção de um pensamento crítico. A exposição está na sala Irineu Guimarães do Centro Cultural Martha Watts com visitação até o dia 30 deste mês, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h. Entrada franca. Informações 3124-1677, com professor Hugo de Lima.

MADEIRA

As esculturas em madeira de Arayr Ferrari e Francisco Crocomo transitam entre figurativo e abstrato. Os artistas prometem obras com suas marcas pessoais e estilo próprio. A exposição Dois de Paus está na sala Monet, do Centro Cultural Martha Watts. As visitas podem ser feitas do dia 9 a 30 deste mês, sempre de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h. Entrada franca. Informações 99708-0303 (Arayr Ferrari) e 98125- 4455 (Francisco Crocomo).

LITERATURA

A edição de outubro do Encontro com a Literatura traz a professora Josiane Maria de Souza, coordenadora do curso de letras - língua portuguesa da Unimep. A atividade é uma parceria entre Núcleo Universitário de Cultura (NUC), Centro Cultural Marta Watts e curso de letras - língua portuguesa. O Encontro com a Literatura tem como tema para outubro o escritor Rex Stout. O evento acontece dia 21, às 15h30, no miniauditório do Centro Cultural Martha Watts. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail ccmw@unimep.br. A entrada é franca e a atividade terá certificado para os participantes.

MEMÓRIA

O Espaço Memória Piracicabana apresenta coleções especiais de João Chiarini (cultura e folclore), Rocha Netto (esportes), Jair Toledo Veiga (genealogia), arquivo do Fórum (processos jurídicos) e jornal O Diário. A entrada franca e a visitação acontece de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.

EDUCAÇÃO

O museu Prof.ª Jaïr de Araújo Lopes conta a história da educação em Piracicaba por meio de fotos, mobiliário, documentos e objetos. Visitas monitoradas. Informações: 3124-1889.

ANOTE - A programação ocorre no campus Centro (rua Boa Morte, 1.257) da Unimep e a entrada é gratuita. Informações 3124-1889.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: acervo pessoal