Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Humor, história e literatura são destaques na programação do CCMW em abril

Humor, história e literatura são destaques na programação do CCMW em abril

por Angela Rodrigues publicado 05/04/2017 02h00, última modificação 05/04/2017 14h08

Humor, história e literatura têm encontro marcado, este mês, na programação do Centro Cultural Martha Watts, que será aberta com a exposição “Água mole em Terra dura, tanto ri até que fura”. A mostra inédita, que fica em cartaz de 3 a 28 de abril, está repleta de críticas humorísticas e sátiras em torno da situação ambiental vivida em todas as regiões do planeta. O tema foi escolhido a partir das datas comemorativas como o ‘Dia Mundial da Água’ (22 de março), o ‘Dia Nacional de Consciência das Mudanças Climáticas’ (16 de março) e o ‘Dia do Planeta Terra’ (22 de abril). Os trabalhos pertencem ao acervo histórico do Salão de Humor da Unimep e foram reunidos durante mais de 20 anos do evento.

As salas Monet e Da Vinci recebem a exposição “Shemá, Israel”, aberta para visitação de 5 a 28 deste mês. A proposta do Conselho de Pastores de Piracicaba em parceria com o Centro Cultural Martha Watts é proporcionara imersão na saga milenar de Israel. A mostra, com curadoria de Maurício Ribeiro, reúne fotos, projeções e artefatos que contam a trajetória de um povo marcado pela segregação e pela capacidade de resiliência.

O Projeto Feudalismo: Pensando Sobre a Idade Média ocupa a sala Irineu Guimarães entre os dias 3 e 28 deste mês. Tratam-se de maquetes de feudos confeccionadas pelos alunos dos 7ºs anos do ensino fundamental 2 do Colégio Piracicabano. A atividade pedagógica envolve, ainda, a elaboração e recitação de poemas autorais, inspirados na literatura medieval, contextualizando a época e a confecção de vestimentas inspiradas no contexto estudado.  O projeto foi organizado pelos professores Thais Gonsales Soares (professora de história do ensino fundamental 2 e médio), Thiago José Bot Bonfim (professor de língua portuguesa do ensino fundamental 2) e Guilherme Sertório Teixeira (professor de artes do ensino fundamental 2).

Literatura

No dia 8, Teresinha de Jesus Barbanti Camargo, a Boijuka, lança o livro Sem Palavras, às 10h30, no hall do Centro Cultural. Trata-se de uma ficção em que as palavras criam vida e resolvem partir do Senhor Dicionário, deixando o mundo livre dos sentimentos e significados que representam. Neste livro, elas relatam seus últimos momentos e o porquê e para que desaparecem da vida de todos. São 30 textos, contendo muita imaginação com humor, poesia, romantismo e uma pitada da simples filosofia do cotidiano. A história é relatada dos anos de 2091 a 2393. Na medida em que desaparecem, não são mais citadas nos textos seguintes, pois já saíram do Senhor Dicionário.

O Encontro com a Literatura do primeiro semestre deste ano tem o tema "Fernando Pessoa Revisitado". Este mês, ele acontece no dia 19, às 15h30, no miniauditório. O objetivo é apresentar e discutir os textos do autor português publicados nos últimos dois anos. A extensa obra de Fernando Pessoa ainda surpreende, uma vez que, os pesquisadores continuam encontrando textos inéditos mesmo já passados 77 anos da sua morte.

Em Fernando Pessoa Revisitado: argumentos para filmes, a professora Josiane Maria de Souza, coordenadora do curso de letras-português da Unimep,  vai abordar a coletânea de fragmentos de argumentos para filmes que ele planejou escrever. O cinema teve grande influência nos autores do início do modernismo apontando novas possibilidades estéticas. Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente pelo e-mail ccmw@unimep.br. Há entrega de certificado.

Texto: Assessoria de Comunicação Unimep
Edição: Angela Rodrigues