Iniciação Científica: primeiros colocados são de química e economia
Os alunos da Unimep Renata Nayara Zane, 20, 4º semestre de ciências econômicas, Samara Dilio Franzol (foto), 19, e Fabio Fernando Verdi, 24, (foto) 4º semestre de química-licenciatura, foram premiados durante o 19º Congresso de Iniciação Científica da Unimep. Eles ficaram com a 1ª, 2ª e 3ª colocação, respectivamente, na área de ciências humanas e sociais, na categoria Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
A iniciativa, que integrou o cronograma da 9ª Mostra Acadêmica, é uma atividade final do programa de iniciação científica da universidade e nele, os bolsistas de todas as áreas do conhecimento apresentam projetos de pesquisa desenvolvidos ao longo dos anos de 2010 e 2011. Após os resultados, os estudantes que destacam-se são premiados. O congresso contou com o envolvimento de 111 bolsistas. Treze deles receberam premiação.
PROJETOS
Renata apresentou o trabalho Análise Comparativa da Informalidade na Cidade de Piracicaba: Os Permissionários do Camelódromo e os da Feira de Artesanato, com orientação do professor Francisco Constantino Crocomo.
Samara ficou com a apresentação da pesquisa A Mediação como Tarefa do Professor: Investigando as Concepções de Mediação e as Práticas de Docentes do Ensino, orientado pela professora Maria Guiomar Tomazello. Essa premiação foi importante, pois é o reconhecimento de algo que dediquei-me, ainda mais por se tratar da área de educação, assunto que hoje é desvalorizado, diz.
Investigação das Concepções de Mediação e as Práticas de Docentes de Química do Ensino Médio foi o trabalho de Verdi, com orientação do professor James Rogado. Digo que a importância da premiação é o reconhecimento profissional, sem dúvida, destaca.
Edição e texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fotos: Fábio Mendes
Última atualização: 12/12/2011