Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Inovação em modelo de negócios é tema de 2º painel

Inovação em modelo de negócios é tema de 2º painel

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 17/10/2014 13h53, última modificação 26/04/2016 15h51

Já pensou em utilizar na sua empresa um mapa visual como ferramenta estratégica para seus negócios? Este é o tema que Nivaldo J. Silva, consultor de empresas na área de inovação, irá abordar na palestra Inovando com Business Model Canvas, nesta terça-feira, 21. A palestra compõe a programação do evento Mercado de Trabalho 2.0 – Saiba Como Você se Encaixa nessa Nova Realidade. O encontro começa às 19h30, na sala 48 do bloco 7, no campus Taquaral da Unimep. A entrada é gratuita e as inscrições devem ser feitas pelo www.unimep.br/pos, clicando em Lato Sensu.

Ainda está previsto mais um encontro para o evento. Trata-se da palestra Empreendedor Enxuto: Transportando o Conceito de Lean Startup para Micro Empresas, no dia 28.

A palestra é uma realização da Coordenação-Geral dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Unimep e o SoulMovimento.

Nivaldo J. Silva também é diretor titular do Ciesp e do Depar/Fiesp-Sesi-Senai e membro do grupo gestor da Incubadora de Empresas, ambas de Santa Bárbara d’Oeste. Ele concedeu uma entrevista à equipe do Unimep Já sobre a ferramenta Business Model Canvas (BMC). Confira os melhores trechos.

Unimep – Quais as principais funções do Business Model Canvas?
Nivaldo - Frequentemente, o empresário ou empreendedor tem que se perguntar se o negócio está indo bem, se está atendendo os clientes, o Canvas ajuda a entender e praticar esse questionamento com a equipe onde pode-se reorientar na gestão do negócio.

Unimep
– Cite as três principais vantagens em se aderir o Business Model Canvas em uma empresa.
Nivaldo – É uma ferramenta atual; envolve todos os departamentos das empresas; tem o foco no cliente.

Unimep – Quais passos devem ser tomados pelos empreendedores que pretendem inserir o BMC numa empresa?
Nivaldo – É muito importante envolver profissionais de diferentes setores para responder e preencher o Canvas, por exemplo, desde vendas até um líder da produção, uma vez que todos estão envolvidos no produto/serviço que será entregue para o cliente.

Unimep
– Esta ferramenta auxilia na concepção de novos produtos? De que forma?
Nivaldo – O Canvas está sendo muito utilizado para validação do mercado que esse novo produto pretende entrar. Por exemplo, o empreendedor tem uma ideia de produto, mas ao preencher o Canvas ele vai ter que responder questões relacionadas a parceria também, aquela que viabilizou o produto. Uma vez que o empreendedor tenha claro todos os 9 campos que o Canvas abrange, ele terá uma visão mais clara do mercado do seu novo produto, ou então deverá repensar.

Unimep – Indique livros, filmes e sites para quem deseja saber mais sobre o tema
Nivaldo – O empreendedorismo está em ascensão, de maneira que existe uma infinidade de material disponível no mercado. No meu blog www.njsconsultoria.blogspot.com.br trato bastante sobre isso, e sugiro algumas dicas: Filmes: Amor sem Escala (Up in the air); Piratas do Vale do Silício (Pirates of Silicon Valley); Livros: Inovação em Modelos de Negócios (Business Model Generation), de Alexander Osterwalder; Startup-Modelo do Empreendedor, de Steve Blanck; Espírito Empreendedor nas Organizações, por Marcus Hashimoto.

Texto: Jéssica Rodrigues
Fotos: divulgação
Edição:
Celiana Perina
Última atualização: 17/10/2014

 

registrado em: