Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Inscrições abertas até 10 de abril para o programa "Escolas de verão França excelência"

por jessica.rodrigues — publicado 05/04/2019 21h06, última modificação 08/04/2019 12h41
Iniciativa da Embaixada da França e do Campus France oferece cursos de iniciação à pesquisa

O programa “Escolas de verão França excelência” está com inscrições abertas até o dia 10 de abril de 2019. Organizado pela Embaixada da França em parceria com a Campus France, o programa tem como objetivo possibilitar o contato entre estudantes brasileiros e orientadores franceses, além de ampliar oportunidades de cotutela e codireção de tese de doutorado.

Para participar, os candidatos devem estar inscritos no mestrado ou no primeiro ano de doutorado no Brasil nas áreas correlatas. Os estudantes poderão ser contemplados com passagens aéreas para realizar um dos cursos de curta duração propostos pelo projeto.

Os cursos serão oferecidos em inglês no mês de julho de 2019 e geralmente incluem sessões de iniciação à pesquisa, aulas de francês, atividades culturais e, em alguns casos, oferta de alojamento e refeição. Consulte o programa e as condições no site de cada curso.

Serão selecionados até 40 estudantes brasileiros para ter sua viagem de ida e volta custeada pela embaixada da França (SCAC-IFB). Os estudantes contemplados pelo edital deverão buscar financiamento para a inscrição e demais custos, que variam de acordo com a universidade escolhida.

Além de recursos pessoais, é possível solicitar o financiamento de sua instituição de origem (particularmente as universidades selecionadas no programa PrInt) ou outras fontes, como por exemplo as Fundações de Apoio à Pesquisa (FAPs) de cada estado do Brasil.

Para se candidatar, acesse a plataforma on-line antes do dia 10 de abril de 2019. Os resultados serão anunciados em maio.

Confira o edital completo.