Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Inscrições abertas para intercâmbio na Alemanha

Inscrições abertas para intercâmbio na Alemanha

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 22/11/2012 20h57, última modificação 26/04/2016 15h49

O Laboratório de Sistemas Computacionais para Projeto e Manufatura (SCPM), da Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo da Unimep, está com 20 vagas disponíveis para o intercâmbio de um ano em instituições parceiras da Unimep na Alemanha. São dez bolsas de estudo para o projeto FedMan e dez para o projeto HoliMan. O intercâmbio ocorre no próximo ano, com início em março e setembro, para as instituições alemãs: Technische Universität Darmstadt; Technische Universität Berlin e Hochschule RheinMain.

Os projetos FedMan e HoliMan, que são coordenados pelo professor, pesquisador e coordenador do Laboratório SCPM, Klaus Schützer, e pelo docente Álvaro Abackerli, estão vinculados ao programa Bragecrim, um acordo entre Brasil e Alemanha para o desenvolvimento de pesquisas na área da tecnologia de manufatura. As bolsas de estudo são oferecidas por meio do programa Ciência sem Fronteiras. “É importante destacar que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) exige dos beneficiários de bolsas no exterior que, após o retorno, permaneçam por período igual na universidade trabalhando em projetos de pesquisa, não sendo permitido outras atividades externas”, destaca o professor Klaus Schützer, que também responde pelas parcerias da Unimep com as instituições alemãs.

Requisitos – Para inscrever-se, os candidatos devem participar dos projetos em desenvolvimento no Laboratório SCPM, ou em atividade de iniciação cientifica diretamente relacionada com os projetos. O processo de seleção compreende as seguintes etapas: inscrição no Laboratório SCPM, localizado no bloco 14 do campus Santa Bárbara d´Oeste, com a entrega dos documentos: histórico escolar, currículo, certificado de aprovação no exame de alemão (mínimo nível A2) e carta de recomendação do orientador de iniciação científica. Em seguida, o candidato passará por entrevista com os coordenadores dos projetos, os docentes Álvaro Abackerli e Klaus Schützer. A decisão sobre a aprovação do candidato para o intercâmbio é de responsabilidade conjunta da universidade parceira e do prof. Schützer.

Os pré-requisitos para os interessados ao intercâmbio estão disponíveis no endereço: http://www.unimep.br/feau/scpm/Intercambio.htm

Outras informações podem ser obtidas no Laboratório SCPM, pelo fone (19) 3124-1792.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fotos: Banco de imagens e Fábio Mendes