Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Inscrições abertas para o 23º Salão Universitário de Humor

Inscrições abertas para o 23º Salão Universitário de Humor

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 28/04/2015 12h03, última modificação 26/04/2016 15h52

O Salão Universitário de Humor chega à 23ª edição e promete ser, mais uma vez, espaço de manifestação artística e crítica. As inscrições estão abertas e serão aceitas até o dia 23 de maio, pessoalmente, pela internet ou correio. Podem inscrever trabalhos estudantes de graduação ou pós-graduação de qualquer faculdade ou universidade do Brasil e do exterior. Este ano uma novidade: os que já tenham concluído curso nos últimos dois anos, agora, também podem participar. Os interessados devem enviar obras de autoria própria e inéditas.

Para inscrições pela internet ou para obter o endereço e verificar o formato que os  trabalhos precisam ter para serem enviados via internet, pessoalmente ou correio, acesse: http://bit.ly/1In25ut.

A premiação total é de R$ 7.500, distribuída em cinco modalidades. A seleção dos trabalhos e a definição dos premiados serão feitas, respectivamente, nos dias 8 e 12 de junho. No dia 12, também ocorre a abertura do Salão, a partir das 19h, no Átrio da biblioteca do campus Taquaral, com a presença de cartunistas renomados de todo o país.

Modalidades – As categorias em disputa são: charge (desenho relativo a fato real e recente), cartum (desenho sem vínculo a qualquer fato específico), caricatura (retrato com distorções anatômicas, geralmente de pessoa famosa), história em quadrinhos/tira (história sequencial narrada em etapas) e as temáticas Prêmio Meio Ambiente/Centro Cultural Martha Watts/Unimed e Prêmio Educar para Crescer/Faculdade de Comunicação Unimep (obras que retratem questões ambientais ou educacionais). No dia da abertura também está previsto um coquetel e a gravação de um programa de TV, do debate que ocorrerá, entre cartunistas e estudantes, sobre os limites do humor.

História

Nascido em 1992, como Salão Universitário de Humor de Piracicaba/Unimep, o evento foi proposta do então reitor da universidade, Almir de Souza Maia, e contou com apoio do prof. Adolpho Queiroz, criador do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. No Salão Universitário da Unimep já foram revelados diversos talentos do humor gráfico nacional como: Flávio Rossi, Márcio Leite, Rodrigo Rosa, Pryscila Vieira, Páffaro, Tiago Hoisel, Lucas Leibholz e Fred Ozanan.

Também passaram, como jurados e convidados, grandes cartunistas: Ziraldo, Zélio, Borjalo, Luis Fernando Veríssimo, Laerte, Angeli, Paulo Caruso, Fernando Gonsales, Adão, Dalcio, Jean, Sônia Luyten, Jal, Gual, Carvall, Mariano, Da Costa, Morettini e Cláudio. O evento iniciou como nacional, porém, hoje são recebidos trabalhos de artistas de todo o mundo.

ANOTE – Inscrições para o 23º Salão Universitário de Humor , até dia 23 de maio, no site http://bit.ly/1In25ut, correio ou pessoalmente. A abertura do Salão ocorre no dia 12 de junho, a partir das 19h, no Átrio da biblioteca do campus Taquaral. A abertura também terá debate com cartunistas e coquetel.

Texto:  Serjey Martins
Arte: Paulo Branco