Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Inscrições para programas de intercâmbio em nove países estão abertas na Assessoria Internacional

por Angela Rodrigues publicado 13/03/2019 02h00, última modificação 13/03/2019 14h40

Estão abertas as inscrições para alunos da Unimep interessados em participar de programas de intercâmbio distintos no segundo semestre de 2019. As experiências internacionais oferecidas serão promovidas em instituições de ensino localizadas em nove países: Argentina, Chile, Espanha, Estados Unidos, Japão, México, Portugal, Taiwan e Ucrânia. As inscrições podem ser feitas por alunos de graduação da Unimep até o próximo dia 15 de março. O valor da taxa de inscrição é de R$ 350,00 (não reembolsável).

Os programas de intercâmbios oferecidos na Unimep resultam de parcerias internacionais da universidade com distintas instituições de ensino superior internacionais. Na Argentina, a instituição parceira é a Universidad do Centro Latino Americano (www.ucel.edu.ar); no Chile, é a Universidad Católica del Norte (www.ucn.cl) e na Espanha, a Universidad de Sevilla (www.us.es). Nos Estados Unidos, são distintas as instituições conveniadas: Centenary College (www.centenary.edu); Ferrum College (www.ferrum.edu); LaGrange College (www.lagrange.edu); Marietta College (www.marietta.edu); Nebraska Wesleyan University (www.nebrwesleyan.edu); Oklahoma City University (www.okcu.edu); Wesleyan College (www.wesleyancollege.edu) e West Virginia Wesleyan College (www.wvwc.edu).

No Japão, são duas as universidades parceiras: Aoyama Gakuin University (www.aoyama.ac.jp/en) e Nagasaki Wesleyan University (www.wesleyan.ac.jp/english/about). No México, é a Universidad Madero (www.umad.mx), e em Portugal: a Universidade do Algarve (www.ualg.pt); a Universidade de Coimbra (www.uc.pt) e a Universidade do Porto (sigarra.up.pt/). Em Taiwan, a universidade conveniada é a Soochow University (www.suda.edu.cn/eng) e na Ucrânia, é a Zhytomyr National Agroecological University (www.znau.edu.ua/en/).

INSCRIÇÕES – Podem se inscrever para participar do processo de seleção alunos de todos os cursos de graduação da Unimep, que tenham estudado pelo menos um semestre completo na Unimep. As inscrições devem ser feitas pessoalmente na Assessoria Internacional, localizada na Galeria Unimep, no campus Taquaral. É preciso agendar horário antecipadamente no setor pelos contatos: (19) 3124-1563 e 3124-1593. Os interessados podem consultar o edital geral sobre os intercâmbios, disponível nesse link: http://unimep.br/aai/index.php?fid=191&ct=11613

Os documentos exigidos no ato de inscrição são: cópia da primeira página do passaporte; formulário de inscrição; curriculum vitae atualizado; plano de estudos (disponível no link http://unimep.br/aai/index.php?fid=191&ct=11613) aprovado e assinado pelo coordenador do curso; carta de intenções do candidato a intercâmbio escrita de próprio punho informando as razões pelas quais se candidata ao programa de intercâmbio; histórico escolar oficial; comprovante de pagamento da taxa de inscrição; duas fotos 3x4 recentes; carta do coordenador do curso ou professor apresentando o aluno candidato ao intercâmbio e comprovantes de conhecimento ou proficiência no idioma. No caso das instituições americanas e holandesa, será exigido como base o TOEFL.

SELEÇÃO – O processo seletivo dos programas de intercâmbio inclui duas etapas: a primeira é realizada na Unimep por comissão nomeada com representantes de distintas áreas do conhecimento e da Assessoria Internacional, e a segunda, será realizada pela universidade internacional que acolherá o estudante. Os critérios de avaliação são aproveitamento acadêmico; proficiência no idioma; adequação do plano de estudos aos propósitos do programa; semestre que o aluno está cursando na Unimep; nível de maturidade e capacidade de adaptação do estudante e adimplência.

Na Unimep, o processo de seleção ocorrerá no período de 18 a 22 de março, e consiste na seleção dos alunos inscritos e no envio da documentação dos aprovados às instituições de ensino superior internacionais. Já a divulgação dos alunos aprovados e selecionados pelas universidades internacionais parceiras ocorrerá conforme o prazo de cada instituição. A divulgação final dos aprovados acontecerá por meio de contato da Assessoria Internacional com o candidato.

Os estudantes aprovados terão situação acadêmica especial com a suspensão do pagamento das mensalidades ao longo da duração do intercâmbio (exceto as mensalidades referentes a renovação de matrícula, ou seja, em janeiro e julho). Além de isenção do pagamento das mensalidades na Unimep, os alunos aprovados também terão isenção do pagamento das mensalidades na universidade estrangeira. No entanto, serão responsáveis por todas as despesas de viagem, acomodação e alimentação no país de destino, expedição de documentos tais como passaporte e visto, além da aquisição do seguro saúde com validade internacional.

Ao retornar do programa de intercâmbio, o estudante da Unimep deverá apresentar à secretaria acadêmica a documentação oficial que comprova os estudos e atividades realizadas, emitida pela instituição conveniada. Além disso, o estudante deverá entregar toda a documentação com tradução no idioma da língua portuguesa. A revalidação de estudos e atividades desenvolvidas no intercâmbio será encaminhada à análise da coordenação do respectivo curso, conforme os critérios de aproveitamento de estudos.

ANOTE – Inscrições abertas para programas de intercâmbio, oferecidas na Assessoria Internacional da Unimep. Até o dia 15 de março, na Assessoria Internacional da Unimep, localizada na Galeria Unimep, campus Taquaral (rodovia do Açúcar, km 156, Piracicaba). Informações: (19) 3124-1563 ou pelo e-mail: internacional@unimep.br

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep
Fotos: banco de imagens