Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Inscrições para participar de intercâmbio de semestre acadêmico vão até o dia 13 de março

por Angela Rodrigues publicado 04/03/2020 05h00, última modificação 04/03/2020 20h25

Argentina, Chile, Espanha, Estados Unidos, Japão, México, Portugal, Taiwan e Ucrânia. Um desses nove países pode ser o destino internacional de alunos da Unimep que desejam participar de intercâmbio no 2º semestre de 2020. Estão abertas as inscrições para o Programa de Mobilidade Internacional Acadêmica, que oferece aos estudantes da Unimep a oportunidade de estudar um semestre acadêmico em uma das universidades e instituições parceiras do programa.

Ao longo desse período, os alunos poderão realizar cursos distintos nas universidades conveniadas. Para consultar os cursos oferecidos e que são correlatos aos da Unimep, os universitários deverão consultar os respectivos sites das instituições nas quais se interessam em estudar e buscar os conteúdos dos cursos (confira a relação das instituições abaixo).

O edital completo do intercâmbio pode ser consultado nesse link: http://unimep.br/aai/index.php?fid=191&ct=11613

INSCRIÇÕES – Os alunos interessados em participar do intercâmbio podem ser inscrever até o próximo dia 13 de março, pessoalmente, na Assessoria Internacional da Unimep, localizada no box 17 da Galeria Unimep, campus Taquaral. O atendimento no local é de segunda a sexta-feira, das 11h às 15h e das 16h às 20.

No ato de inscrição, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:  cópia da primeira página do passaporte; formulário de inscrição devidamente preenchido (disponível no link abaixo); curriculum vitae atualizado; plano de estudos (de acordo com modelo fornecido pela Assessoria Internacional); carta de intenções do candidato a intercâmbio escrita de próprio punho informando as razões pelas quais se candidata ao programa de intercâmbio; histórico escolar oficial; comprovante de pagamento da taxa de inscrição; duas fotos 3x4 recentes; carta de apresentação do aluno elaborada pelo coordenador do curso ou professor; comprovantes de conhecimento ou proficiência no idioma. O valor da inscrição (não reembolsável) é de R$ 350,00.

Os formulários de inscrição e de plano de estudos estão disponíveis aqui: http://unimep.br/aai/index.php?fid=191&ct=11613

UNIVERSIDADES PARCEIRAS – Participam como parceiras do Programa de Mobilidade Internacional Acadêmicas as instituições, nos respectivos países:

Argentina – Universidad do Centro Latino Americano - www.ucel.edu.ar

Chile – Universidad Católica del Norte - www.ucn.cl

Espanha – Universidad de Sevilla - www.us.es

Estados Unidos: Centenary College - www.centenary.edu
Ferrum College - www.ferrum.edu
LaGrange College - www.lagrange.edu
Marietta College - www.marietta.edu
Nebraska Wesleyan University - www.nebrwesleyan.edu
Oklahoma City University - www.okcu.edu
Wesleyan College - www.wesleyancollege.edu
West Virginia Wesleyan College - www.wvwc.edu

Japão – Aoyama Gakuin University – www.aoyama.ac.jp/en
Nagasaki Wesleyan University - www.wesleyan.ac.jp/english/about

México – Universidad Madero - www.umad.mx

Portugal: Universidade do Algarve - www.ualg.pt
Universidade de Coimbra - www.uc.pt (sem isenção de mensalidade)
Universidade do Porto - sigarra.up.pt/ (sem isenção de mensalidade)

Taiwan – Soochow University - www.suda.edu.cn/eng

Ucrânia – Zhytomyr National Agroecological University - www.znau.edu.ua/en/

SELEÇÃO – O processo de seleção na Unimep ocorre no período de 17 a 21 de março e consiste na seleção dos alunos inscritos e, em caso de aprovação, no envio de documentação às instituições de ensino internacionais parceiras. A divulgação dos candidatos selecionados pelas universidades estrangeiras é distinta, conforme o prazo de cada instituição.

ANOTE – Inscrições para o Programa de Mobilidade Internacional Acadêmica da Unimep: até o dia 13 de março, na Assessoria Internacional da universidade. Mais informações sobre o programa podem ser consultadas diretamente na Assessoria Internacional, localizada no box 17 da Galeria Unimep, campus Taquaral, pessoalmente de segunda a sexta-feira, das 11h às 15h e das 16h às 20; pelo e-mail internacional@unimep.br ou fone (19) 3124-1593.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep
Fotos: banco gratuito de imagens: Pexels/Porapak Apichodilok