Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Inscrições para programas de intercâmbios estão abertas

Inscrições para programas de intercâmbios estão abertas

por Angela Rodrigues publicado 13/02/2017 05h00, última modificação 13/02/2017 09h41

“Hi, good morning” ou “hola, buenos dias” são expressões que podem entrar no cotidiano de alguns unimepianos esse ano. Estão abertas, a partir de hoje, segunda-feira, 6, as inscrições para vários programas de intercâmbio oferecidos na Unimep. As experiências internacionais são para Portugal, Estados Unidos, Japão, Taiwan, Chile, Argentina e México.

Os intercâmbios têm duração de um semestre e são direcionados a alunos de distintos cursos. Os editais dos programas oferecidos podem ser consultados separadamente, de acordo com a graduação e o interesse do aluno.

Os interessados têm até o dia 10 de março para se inscreverem, pessoalmente na Assessoria de Relações Internacionais, localizada próximo ao Átrio da biblioteca do campus Taquaral.

Os intercâmbios acadêmicos são realizados por meio de convênios da Unimep com a Universidade do Algarve, em Portugal; Universidad Católica del Norte (UCN), no Chile; Marietta College, nos EUA; Universidade del Centro Educativo Latinoamericano (Ucel), na Argentina; e Universidad Madero (Umad), no México.

O aluno selecionado para participar do intercâmbio recebe bolsa de estudo, que contempla apenas as mensalidades da universidade estrangeira. Após a aprovação, o aluno deve assumir taxas relacionadas ao pagamento de moradia, alimentação, transporte, passagem e seguro, dentre outros custos pessoais.

Requisitos para inscrição

Para se inscrever, os universitários devem seguir alguns requisitos: ter 18 anos ou mais, estar matriculado regularmente em um curso da Unimep; estar cursando pelo menos o quarto semestre de graduação na Unimep; participar do processo de entrevista na Assessoria de Assuntos Internacionais; enviar currículo e histórico acadêmico para análise; ter excelente desempenho acadêmico e demonstrar condições de assumir os custos envolvidos na viagem.

Além disso, no ato de inscrição, o candidato deve apresentar carta de recomendação acadêmica do coordenador do curso; carta de recomendação adicional de um professor da graduação; histórico escolar e histórico financeiro. Também deverá preencher a inscrição e pagar a taxa equivalente no valor de R$ 120 (não reembolsável). O aluno poderá ainda participar de outros testes, procedimentos e apresentar outros documentos durante o processo seletivo.

Após a inscrição, o candidato passa por entrevista em que são avaliados pontos como interesses, idioma, desempenho acadêmico e outros. Para os interessados em intercâmbios em países de língua inglesa, há também exigência de apresentação do exame Toefl (Test of English as a Foreign Language). Já para os intercâmbios promovidos em países hispanohablantes, os candidatos passam por prova escrita de língua espanhola, aplicada na Assessoria Internacional da Unimep (Taquaral), e entrevista em espanhol.

Mais informações sobre os programas de intercâmbio oferecidos podem ser consultados na Assessoria de Relações Internacionais, pelo (19) 3124-1528 ou internacional@unimep.br

Legenda: na imagem, a aluna Marina Campos Gomes, do 6º semestre de jornalismo da Unimep, que permaneceu um semestre no Chile.

Texto: Angela Rodrigues
Edição: Celiana Perina