Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Instituições Metodistas reforçam a importância do Dia Mundial da Água

Instituições Metodistas reforçam a importância do Dia Mundial da Água

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 17/03/2015 14h03, última modificação 26/04/2016 18h52

Mais uma vez, os dias que se aproximam marcam datas especiais: neste domingo (22) comemora-se o Dia Mundial da Água. Para dar continuidade ao Projeto Confessionalidade e marcar importantes datas como essa, as Instituições Educacionais Metodistas prepararam conteúdos digitais que contam a história dessa comemoração e convidam a todos para uma reflexão profunda sobre o tema.

O objetivo deste projeto é reforçar os valores éticos cristãos, aproveitando datas especiais do calendário litúrgico cristão e outras, para incentivar uma vida baseada no evangelho de Jesus Cristo. Confira o texto preparado pela Pastoral Universitária do IMS:

Dia Mundial da Água

Celebrado mundialmente desde 22 de março de 1993, o Dia Mundial da Água foi recomendado pela ONU, durante ECO 92, no Rio de Janeiro

A UN-Water anunciou o tema do Dia Mundial da Água de 2015. Neste ano, o assunto que pautará as discussões do setor de recursos hídricos em todo o mundo será 'Água e Desenvolvimento Sustentável'. A UN-Water é a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) que coordena ações em assuntos sobre água doce e saneamento. Celebrado mundialmente desde 22 de março de 1993, o Dia Mundial da Água foi recomendado pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92, no Rio de Janeiro. Desde então, as celebrações ao redor do mundo acontecem a partir de um tema anual, definido pela própria Organização, com o intuito de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos. Fonte: www.brasil.gov.br/meioambiente/2015.

O Dia é celebrado anualmente na mesma data para chamar a atenção do mundo sobre a importância da água doce e defender seu manejo sustentável. A água é um recurso natural de valor inestimável. Além de ser indispensável para a produção e um recurso estratégico para o desenvolvimento econômico, ela é vital para o equilíbrio dos ecossistemas. O acesso à água é um fator decisivo na qualidade de vida da população. O acesso a água é um fator decisivo na qualidade de vida da população. A cada ano um tema diferente é escolhido, com o objetivo de promover várias ações sobre o assunto ao redor do mundo. O tema de 2015 é Água e Desenvolvimento Sustentável. Pensando nesse tema, convido vocês a refletir comigo no versículo de Gênesis 8.11 “À tarde, ela voltou a ele; trazia no bico uma folha nova de oliveira; assim entendeu Noé que as águas tinham minguado sobre a terra”. Fim do dilúvio. Secaram-se as águas. Pela orientação de uma pomba, que traz no bico uma folha nova de oliveira, recomeça a vida na terra. É um fato brilhantemente narrado pelo escritor bíblico. Chama-me a atenção a parceria entre o ser humano, os animais e a natureza. A tomada de decisão de deixar a arca acontece após a ação de Noé, que solta a ave que vai e volta  com as “boas Novas”.

O texto aponta que o ser humano não nasceu para viver só. Também foi criado com o propósito de administrar, cuidar da terra; perceber a importância dos animais, vegetais, da natureza. A nós humanos racionais, temos a maoir responsabilidade. A grande responsabilidade do CUIDADO! É lamentável perceber o descuido do ser humano moderno. Por mais apelos ecológicos que sejam feitos, parece que o ser humano se torna cada vez mais surdo diante destes apelos e continua destruindo rios, oceanos, poluindo a atmosfera. Esquecemos que somos parceiros de Deus e que, como Noé, muitas vezes, ainda precisamos ou precisaremos, de uma pomba ou de uma folha de oliveira para dar norte, rumo às nossas vidas. Ou seja, precisamos da natureza, não esqueça nunca disso!

Como no tempo de Noé, as aves já retornam com o sinal da vida. E dentro de você? Qual o sinal presente? É de vida?

Como instituição de educação confessional, compreendemos nosso compromisso com o meio ambiente, afinal, Deus criou todas as coisas, viu que tudo era muito bom, e criou a cada um de nós, dando-nos uma tarefa especial: cuidar da criação, cultivar e guardar, cooperando com Deus para dias melhores. Somos responsáveis atualmente pela continuidade da água e ações sustentáveis em nosso planeta. Qual tem sido a sua contribuição?

Com o meu carinho e orações,

Profª Ms. Rosane Oliveira – Agente da Pastoral Universitária

 

Data da postagem:  20/03/2015

registrado em: