Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Integrantes de projetos participam de acolhida

Integrantes de projetos participam de acolhida

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 20/08/2012 11h42, última modificação 26/04/2016 15h49

Os 35 alunos e três professores que participaram dos projetos de extensão realizados durante as férias de julho na região Centro-oeste, compartilham experiências em reuniões de acolhidas. A primeira delas, com a equipe do projeto Unimep na Comunidade, ocorre nesta segunda-feira, 20, e a outra, com o grupo do projeto Rondon, será nesta quinta-feira, 23. As duas iniciativas têm início às 14h, na Sala dos Colegiados, no prédio administrativo do campus Taquaral. 

Os encontros são mediados pelo coordenador de extensão e assuntos comunitários, Josué Adam Lazier, juntamente com outros funcionários e professores. 

“Pudemos, mais uma vez, oportunizar aos nossos estudantes a vivência do compromisso ético da universidade. Desta forma é foi possível compreender na prática a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, além de perceber a relevância política do conhecimento adquirido ao realizar atividades que incentivam a formação de lideranças locais e o desenvolvimento das comunidades com as quais os alunos estabeleceram diálogo”, destaca a professora Márcia Aparecida Lima Vieira, coordenadora do Nepep (Núcleo de Estudos e Programas em Educação Popular) que responsável pela coordenação dos projetos. 

O grupo do Projeto Rondon foi para Santarém Novo, Pará, e o destino dos integrantes do Unimep na Comunidade foi Chapadão do Sul, Mato Grosso do Sul. Participaram destas iniciativas estudantes dos cursos de administração, biologia, direito, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, jornalismo, nutrição, pedagogia, pós-graduação em alfabetização e letramento, psicologia e arquitetura e urbanismo. 

IN LOCO 

Durante as viagens os unimepianos realizaram atividades como oficinas, palestras e cursos de formação nas áreas de cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde. Os participantes dos dois projetos trouxeram na bagagem experiências tanto profissionais quanto pessoais. 

Para Ana Carla Siqueira, 21, natural de Campestre, Minas Gerais, e que participou do projeto Rondon a vivência trouxe influências para sua vida cotidiana, tanto em seu trabalho como no relacionamento com as pessoas. “O projeto foi um desafio pela oportunidade de servir ao próximo, conhecer lugares novos e realizar atividades distintas da rotina diária da universidade, que mostraram outra realidade brasileira”, conta ela, que está 6º semestre de nutrição. 

A universitária do 4º semestre de jornalismo, Cris Daniele Yamamoto da Silva, 19, natural de São Bernardo do Campo, foi uma das integrantes do Unimep na Comunidade. Ela, que diz ter participado pela primeira vez de um projeto como esse, conta que aprendeu importantes valores, como respeito e tolerância. 

“Estou muito feliz por ter deixado um pouco do meu conhecimento para a comunidade local. Sinto-me realizada e também satisfeita ao receber a gratidão dos moradores pelo trabalho que fizemos”, ressalta Cris. 


Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fotos: Felipe Montejano
Edição/jornalista responsável: Celiana Perina
Última atualização: 20/08/2012

registrado em: