Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Intercâmbio: oportunidade para descobrir e viver novas experiências

Intercâmbio: oportunidade para descobrir e viver novas experiências

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 29/03/2010 09h59, última modificação 26/04/2016 15h46

A primeira vez que o atual assessor de relações internacional da Unimep, Marcelo da Silva Leite, 41, pôs o pé na estrada foi aos 18 anos. O destino foi Iowa, Estados Unidos. Mesmo sem saber o idioma, ele permaneceu nos EUA por 18 meses e afirma que a experiência norteou sua vida. “Principalmente na área profissional. A partir dessa viagem, resolvi ingressar no curso de letras e desenvolver uma série de outras atividades na área internacional”, conta. 

Daquele período para cá, Silva que é piracicabano, acumulou viagens internacionais e conhecimentos que forneceram a experiência necessária para que ele aceitasse o desafio de coordenar a Assessoria para Relações Internacionais da Unimep.

EXTERIOR 

Na assessoria, as iniciativas oferecidas ao alunado se traduzem em ações distintas. Para os que estão chegando à universidade, o setor oferece orientações sobre cursos de idiomas, promovidos em diferentes períodos na Argentina (Universidad del Centro Educativo Latinoamericano-Ucel, em Rosario) e nos EUA (University of Evansville, em Indiana). Já para os
veteranos a partir do 4º semestre, há oportunidades de intercâmbio com as instituições conveniadas à Unimep: Marietta College, nos Estados Unidos; Universidad Madero, no México; Ucel, na Argentina; Universidade de Sevilha, Espanha; e as instituições alemãs Technische Universität Darmstadt, Technische Universität Berlim e Fraunhofer IPK. 

Além disso, o setor também auxilia a organização de cursos de curta duração e semanas de estudos para diferentes países, conforme solicitações das coordenações dos cursos da universidade e oferece orientações aos alunos e interessados sobre outras oportunidades internacionais, como bolsas de estudo e intercâmbios oferecidos por instituições externas.


PROJETOS

Após a reestruturação da Assessoria, Silva tem planos bem definidos para o setor. “Pretendo fortalecer os acordos e convênios. Atualmente, temos quatro convênios ativos, com universidades dos EUA, México, Argentina e Alemanha. Mas também temos 25 convênios assinados, e pretendo retomá-los. Para isso, é preciso contatar novamente esses países e propor novos projetos. Meu desejo é que todas essas parcerias voltem a ser ativas”, afirma. Por meio dos convênios, estudam atualmente na Unimep dois mexicanos e uma argentina. 

Já com o vestibular internacional, ingressou na instituição um grupo de oito alunos de Guiné-Bissau. De outro lado, há alunos da Unimep no México, na Argentina, nos Estados Unidos e na Alemanha. Outra iniciativa que Silva pretende incentivar é a criação de cursos de idiomas, com atividades integradas ao Unimep Capacit, com o objetivo de capacitar professores, alunos e funcionários. “Na verdade, esse projeto existe desde a criação da assessoria, em 1993, há 17 anos”, destaca. 

O coordenador conta que o projeto maior previsto para a Assessoria é conduzir a internacionalização da universidade. “Os convênios são apenas uma parte do trabalho. A internacionalização também se dá com a pesquisa, com a mobilidade de alunos e professores e na gestão. Nesse sentido, nosso objetivo maior é fazer com que todas essas áreas sejam internacionalizadas, cada uma com ações diferentes. Hoje, o aluno da Unimep ou o que pretenda estudar aqui, vai ingressar em uma instituição preocupada com isso e que busca oportunidades para ele”, conta. 

CURRÍCULO

Graduado em letras inglês e letras português e com pós-graduação em direito internacional e relações internacionais pela Unimep, Silva também possui em sua trajetória 12 anos como professor do Colégio Piracicabano, além de lecionar e auxiliar a administração de uma escola de idiomas, da qual é proprietário. A aproximação com a Assessoria começou em 2000, com participação em atividades e projetos do setor. 

Os interessados em conhecer as possibilidaes de intercâmbio, podem ir até o setor, localizado no bloco 3 do campus Taquaral da Unimep, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30, 13h30 às 17h30 e das 18h30 às 22h30. O telefone é (19) 3124-1528.

Edição: Celiana Perina
Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes 
Arte: Rebeca Rubia 
Última atualização: 29/032010

registrado em: