Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Intercambista do Chile conta sobre experiência de estudo no curso de jornalismo da Unimep

por Angela Rodrigues publicado 02/07/2019 02h00, última modificação 15/07/2019 16h35

A chilena Nicole Stephany González Reyes, 24, viajou do Chile para Piracicaba para realizar intercâmbio no curso de jornalismo da Unimep, em 2017. A vontade e iniciativa surgiu a partir do contato com a unimepiana graduada em jornalismo, Ana Rízia Caldeira, que, no ano anterior, realizou intercâmbio na Universidad Católica del Norte, em Antofagasta, no Chile.

Quando decidiu vir à Unimep, Nicole tinha a intenção de vivenciar a experiência de visitar outro país, com a oportunidade de estudar, conhecer amigos e fazer novos contatos. Num primeiro momento, residiu com estudantes colombianos, quando teve a chance de visitar cidades próximas. “Eu gostei de viajar, de conhecer a faculdade e a cultura. As pessoas que conheci foram muito boas para mim. A viagem foi rica em todos os sentidos, e me deu maior autonomia e segurança, além da chance de aprender um novo idioma”, conta a jornalista.

APRENDIZADO – Atualmente formada, Nicole enfatiza que com as disciplinas do curso de jornalismo na Unimep aprendeu como imagens e fotografias podem contar histórias, além de o passo a passo para a produção de conteúdo. “Eu aprendi sobre diversos assuntos, e gostei da forma de fazer jornalismo. Sinto que posso me expressar melhor. Gosto que as pessoas estejam informadas para que defendam seus direitos”, afirma.

Desde que voltou para o Chile, Nicole trabalhou no Governo Regional junto ao prefeito de Antofagasta, na TVN Rede de Antofagasta, e atualmente aplica comunicação interna como aprendiz de uma empresa de mineração.

ESCOLHA – “Escolhi o jornalismo porque é uma carreira que permite alcançar as pessoas, abrir os olhos para o que realmente está acontecendo. Podemos descobrir o mundo investigando e a aprendizagem é dinâmica. Eu amo tudo relacionado ao jornalismo”, afirma ela sobre a vocação.

Já sobre o futuro, Nicole destacou também que tem muitas expectativas e enfatiza que “pretende aplicar ética e responsabilidade no trabalho jornalístico para contribuir com a sociedade e gerar mudanças”.

Entrevista e texto: Daniela Borges
Edição: Angela Rodrigues