Investidor anjo pode ser aliado ao empreendedor no mercado 2.0
Startups e aceleradoras dá nome ao 2º encontro, de uma série de quatro, do evento Mercado de Trabalho 2.0 Saiba Como Você se Encaixa nessa Nova Realidade que acontece hoje, 12, às 19h30, no anfiteatro do bloco 7, no campus Taquaral. Falam sobre o tema Stéfano Carnevalli (foto abaixo), articulador da Sýndreams, gestor de projetos, formado em marketing pela Unicid Universidade Cidade de São Paulo; e Jeann Lopes, executivo do setor de telecomunicações da Nokia Solutions and Networks e gerente de vendas na Alemanha.
A palestra é realizada a partir de parceria entre a Coordenação-Geral dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu da Unimep e o SoulWorking Escritório Compartilhado. Ainda estão previstos outros dois encontros são Financiando sua Ideia (21/11) e Auto-Realização no Trabalho (26/11).
Na noite de hoje, Carnevalli debate sobre o tema Sýndreams! Investidor Anjo: como Encontrar um para a sua Startaup. A seguir, confira melhores trechos da entrevista com o palestrante, que deu uma palhinha à equipe de reportagem da Unimep.
Unimep - O Mercado de trabalho 2.0 é mais competitivo, flexível e conectado com o mundo. Quais dicas você dá para quem quer se destacar da concorrência?
Stéfano Carnevalli - O mais importante é identificar a necessidade do público-alvo. Enxergar quais valores são os mais importantes para estas pessoas. Acertando este alvo, as chances de sucesso são grandes.
Unimep - É interessante contar com um investidor anjo quando se tem ou deseja abrir um negócio? Quais as vantagens?
Stéfano Carnevalli - Sim. Primeiro reforçar que o investidor anjo pode ser um amigo ou alguém da família. E, na maioria dos casos, o investidor embora tenha o objetivo de ter um melhor retorno de seu investimento, ele ainda traz para os empreendedores sua experiência e suas dúvidas. É alguém que vai incentivar o empreendimento acontecer.
Unimep - E os cuidados para quem deseja ter um investidor anjo?
Stéfano Carnevalli - O principal é que as partes sejam sinceras no acordo pré-estabelecido. Um contrato pode ajudar a dar garantias aos dois lados.
Unimep - Depois de a empresa aberta, qual o próximo passo? O que não se deve fazer de jeito nenhum? Quais os erros mais cometidos?
Stéfano Carnevalli - Na Sýndreams acreditamos que o ciclo é contínuo: planejar, construir, testar e ajustar. As startups de maior acerto são aquelas que mantêm esse ciclo no dia a dia da empresa.
Unimep - Indique livros e filmes para os que pretendem se aprofundar nos temas?
Stéfano Carnevalli - No site da Endeavor o http://www.endeavor.org.br há vários conteúdos relacionados. É a porta de entrada para mais informações.
Entrevista: Stefanie Araujo
Fotos: Fábio Mendes
Coordenação/edição de texto: Celiana Perina
Última atualização: 12/11/2013