Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Jornada da semana de enfermagem possibilita diálogo sobre saúde com a comunidade

por Angela Rodrigues publicado 01/05/2018 02h00, última modificação 17/05/2018 15h49

“O que posso fazer hoje para garantir uma saúde melhor para todos?” é o tema da 2ª Jornada Saúde Diálogo Cultura, evento direcionado aos alunos e docentes do curso de enfermagem da Unimep, bem como a profissionais, gestores, comissões locais de saúde e cidadãos interessados em refletir sobre a prática profissional do cotidiano. Além de compartilhar ideias sobre o tema, o evento também propõe debater sobre o SUS e a recente proposta do novo sistema de saúde.

A iniciativa ocorre no próximo sábado, 19, a partir das 7h40, no Auditório Verde, localizado no bloco 2 do campus Taquaral da Unimep. O evento tem entrada gratuita e é aberto à comunidade.

Os interessados em participar podem se inscrever diretamente por meio do link: https://goo.gl/forms/Gh9WcNOehkCijBgo2

Os participantes irão receber certificado de presença no evento.

Reflexão – Segundo destaca a coordenadora do curso de enfermagem da universidade, a profª Tereza Horibe, a proposta da jornada é a debater as tendências após a realização do 1º Fórum Brasil – Agenda Saúde: a ousadia de propor um Novo Sistema de Saúde, ocorrida em Brasília, e possibilitar que os profissionais de saúde e estudantes da área possam refletir sobre esta proposta. “Além disso, iremos propor ações que tenham os alunos como protagonistas a fim de conscientizar a população em geral sobre a articulação e os reflexos da proposta governamental que comprometem os princípios do SUS”, destaca a docente.

Programação – O evento tem início às 7h40 com a recepção de participantes. Às 8h, ocorre a apresentação dos componentes e do Grupo da Saúde de Humanidade Nova, seguido do relato de atuação profissional da fisioterapeuta Paola J. M. Inajosa.

A partir das 8h30, o docente da Faculdade de Ciências da Saúde da Unimep, Marcelo de Castro Cesar, e as enfermeiras Vania R. B. Pereira e Michele Campagnoli, falam sobre os acenos históricos das políticas públicas de saúde no Brasil.

Às 9h, será promovido o debate O que posso fazer hoje para garantir uma saúde melhor para todos? com o tema "Atual conjuntura brasileira sobre o SUS e o proposta governamental sobre o Novo Sistema de Saúde", com o médico Jorge Carlos Machado Curi, a enfermeira Angela Márcia Fossa e a docente Rosa Krob Meneghetti.

Após o intervalo, a programação retoma às 11h, com o debate sobre ações práticas individual e coletiva, com Thayssa Bianchini; e às 11h30, a apresentação de propostas de ações práticas.

A Jornada Saúde Diálogo Cultura compõe a programação da 11ª Semana do Curso de Enfermagem e é promovida pelo grupo “Saúde Diálogo Cultura” do Movimento Humanidade Nova, microrregião Americana, Campinas e Piracicaba, em parceria com alunos e docentes do curso de enfermagem e do centro acadêmico de enfermagem da Unimep.

ANOTE – 2ª Jornada Saúde Diálogo Cultura. Dia 19 (sábado), a partir das 7h40, no Auditório Verde, bloco 2 do campus Taquaral da Unimep. Entrada gratuita. Inscrições: https://goo.gl/forms/Gh9WcNOehkCijBgo2

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep
Fotos: banco de imagens