Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Jornalista: Formação e Ética dá nome ao 2º simpósio

Jornalista: Formação e Ética dá nome ao 2º simpósio

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 24/10/2008 13h46, última modificação 06/05/2016 08h39

Para aproximar o estudante de jornalismo de profissionais e pesquisadores de comunicação, além de permitir a reflexão sobre tendências do setor, tem início na próxima segunda-feira, 27, o 2º Simpósio do Curso de Jornalismo da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). Este ano, intitulado Jornalista: Formação e Ética, o evento é composto por palestras, aula magna, mesas-redondas, oficinas e exposições e contará com a presença de profissionais da imprensa local, regional e nacional e com atuações em áreas distintas do jornalismo. A participação é aberta à comunidade e gratuita, exceto, para as oficinas que são R$ 10 (alunos e ex-alunos) e R$15 (outros interessados). 

No primeiro dia de evento, às 19h45, no auditório verde está prevista a mesa-redonda sobre Jornalismo Impresso: Formação e Mercado de Trabalho. Participam como debatedores Marisa Massiarelli Setto (Jornal de Piracicaba), Erich Vicente (A Tribuna Piracicabana), Marcos Brogna (O Liberal), Cláudio Bontorim (Gazeta de Limeira) e José Roberto Santana (Cidade de Rio Claro). Minutos antes, às 19h30, ocorre a abertura da exposição fotográfica “Campus Taquaral: Um Novo Olhar”, montada na Galeria Unimep. 

No segundo dia de evento, na terça-feira, 28, às 19h30, ocorre a aula magna do curso de pós-graduação em jornalismo contemporâneo sobre o tema Internet e o Futuro do Jornalismo, a ser proferido por Marco Felice Flávio Chiaretti, editor chefe de conteúdo digital do grupo Estado. Antes, às 17h, acontece o 1º Seminário de Extensão Universitária, sob o comando do professor Francisco Negrini Romero, coordenador do Núcleo de Estudos e Programas em Educação Popular da Unimep (Nepep). A atividade será na sala 208T66, bloco 8 no campus Taquaral. 

Já na quarta-feira, 29, está prevista a realização de cinco oficinas, quatro delas simultâneas, das 19h30 às 22h30, e outra das 14h às 17h. Entre as opções estão Prática de Entrevista em Vídeo (Ginel Flores); Produção e Tratamento de Imagens e Fotos (Sérgio Silveira Campos); Assessoria de Imprensa e Gestão de Crises (Celiana Perina); Produção e Edição de Vídeo para Web (Tito Lívio) e Assessoria de Comunicação– Produção de Conteúdo (Ângela Gusikuda). Na quarta-feira, às 19h30, há ainda a exibição do documentário “Uma Empresa Decente”, uma parceria com o Cine Unimep do Núcleo Universitário de Cultura (NUC).

ENCERRAMENTO

Na quinta-feira, 30, os organizadores do evento marcaram a mesa redonda Ensino e Atuação Profissional do Jornalista, com os expositores Frederico Vasconcelos, repórter especial da Folha de S. Paulo, e Juliano Carvalho, professor da Unesp e vice-presidente do Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo. 

O encerramento do 2º Simpósio de Jornalismo será na sexta-feira, 31, às 19h30, com a conferência: Jornalista: Formação e Ética, a ser ministrada por Carlos Alberto Di Franco, colunista e consultor de O Estado de S. Paulo, diretor do Máster em Jornalismo e representante da Faculdade de Comunicação, da Universidade de Navarra no Brasil. Na sexta-feira, ainda está prevista a abertura da exposição “Televisão Universitária e Jornalismo – Unimep TV”.

ANOTE – As inscrições podem ser feitas até 27 de outubro no (19) 3124-1676, (19) 3124-1677 ou no prbotao@unimep.br Mais informações podem ser obtidas também no www.unimep.br/simposiojornalismo

Texto e edição: Assessoria de Imprensa Unimep
Vídeo: Unimep TV  

Última atualização: 24/10/2008

registrado em: