Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Jornalista graduado pela Unimep é premiado no jornal Estadão pela criação do Estadão Drops

Jornalista graduado pela Unimep é premiado no jornal Estadão pela criação do Estadão Drops

por marsanta publicado 18/02/2018 05h00, última modificação 19/02/2018 15h55
Graduado em jornalismo pela Unimep, Murilo Busolin Rodrigues, recebeu o prêmio Destaque do Ano no 17º Prêmio Estadão de Jornalismo.

O jornalista Murilo Busolin Rodrigues, 26, graduado pela Unimep em 2015, recebeu em dezembro, o prêmio Destaque do Ano no 17º Prêmio Estadão de Jornalismo. A conquista é resultado da criação do produto “Estadão Drops”, noticiário interativo do Estadão no aplicativo de compartilhamento de fotos e vídeos Instagram, desenvolvido com a equipe de estratégias digitais do jornal.

Ele conta que a premiação significou a sensação gratificante de esforço recompensado. “Me formei e fui pra São Paulo sem nada garantido, com “a cara e coragem”, e iniciei a minha carreira no Estadão há quase dois anos como freelancer. Agora, como repórter da casa, ter esse reconhecimento é o indício de que estou no caminho certo e de que fiz as escolhas corretas”, afirma.

DROPS

Rodrigues conta que o Estadão Drops surgiu após a sua participação em palestra na sede do Facebook e Instagram em São Paulo, em junho. “Saí da palestra motivado a mudar os 'stories' - até então, era ferramenta nova -  do Instagram do @estadao para um novo formato, não apenas por incluir links de galerias e reportagens de um modo avulso e sem atrativo. Resolvi arriscar e tentar colocar os repórteres para 'vender' suas próprias matérias em nossos stories, demonstrando o aspecto 'bastidores' para o público interessado no 'por trás de tudo' e deu certo!”, conta.

Ele acrescenta que, após algumas semanas, resolveu criar um jornal leve e compacto diariamente no @estadao, “dedicando algumas horas da jornada para filmar as principais reportagens do dia, em estilo 'soft', mais fácil de ser compreendido”. 

As reportagens vêm acompanhadas de links para que o leitor possa acessar o conteúdo por completo. Além disso, são sempre intercaladas com as principais notícias das áreas de política, entretenimento, economia, viagem, entre outras, com uma linguagem adaptada para a faixa etária que mais consome o produto.

“O Estadão Drops tem uma pegada de humor, que virou característico do 'programa', com cenas de bastidores e filmagens que mostram desde o clima entre os motoristas do tráfego, a redação, e até a impressão do jornal e o que acontece com o mesmo quando não é vendido”, conta Rodrigues.

SEGUIDORES

De acordo com o profissional, no início, o projeto alcançou três milhões de visualizações em um único mês. Atualmente, conta com 7 milhões/mês. “O público abraçou essa inovação e nos mandam diversas mensagens ao longo da semana, inclusive já realizaram trabalhos científicos/TCC's sobre o Estadão Drops. Agora, a busca é por evolução e aperfeiçoamento, já que os concorrentes adaptaram o mesmo formato do em seus stories e precisamos manter o passo à frente!”, diz.

 

Texto: Angela Rodrigues
Edição e coordenação: Celiana Perina
Fotos: Acervo Pessoal
Última atualização: 05/02/2018