Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Jornalista Manuel Chaparro fala sobre jornalismo contemporâneo

Jornalista Manuel Chaparro fala sobre jornalismo contemporâneo

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 11/03/2008 14h29, última modificação 26/04/2016 15h45

Os novos rumos do jornalismo no século 21 dá nome à aula inaugural do curso de jornalismo da Unimep na próxima segunda-feira, 17, às 19h30, no auditório verde do campus Taquaral. A palestra será ministrada pelo jornalista e doutor em ciências da comunicação, Manuel Carlos Chaparro. O evento é aberto a alunos, ex-alunos e demais interessados. A entrada é gratuita. A palestra será transmitida ao vivo pela Unimep TV (canal 13 da Net TV).

Professor da Escola de Comunicação e Artes da USP, Chaparro tem longa trajetória na mídia. Sua carreira como jornalista teve início em Lisboa e após sua imigração para o Brasil, em 1961, atuou como repórter, editor e articulista em veículos da grande imprensa. Recebeu quatro vezes o Prêmio Esso de Jornalismo, por reportagens individuais. Ele ainda é autor de quatro livros: “Pragmática do Jornalismo (1994)”, “Sotaques D’aquém e D’além Mar – Percursos e Gêneros dos Jornalismo Português e Brasileiro” (1998), “Linguagem dos Conflitos” (2001) e “Padre Romano” (2006), e co-autor de “Imprensa na Berlinda” (2004), em parceria com Norma Alcântara e Wilson Martins.

Entre 1989 e 1991 foi presidente da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Champarro mantém o blog O Xis da Questão – Mídia, Jornalismo e Atualidade.

Última atualização: 11/03/2008