Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Laboratório de Sistemas Computacionais recebe novos equipamentos por meio de projeto de pesquisa financiado pela Capes

por Angela Rodrigues publicado 01/03/2019 05h00, última modificação 03/04/2019 16h19

O Laboratório de Sistemas Computacionais para Projeto e Manufatura (SCPM) da Unimep, localizado no campus Santa Bárbara d´Oeste da universidade e coordenado pelo prof. Klaus Schützer, recebeu, em março, três impressoras 3D da marca dddrop - modelo EVO Twin. A nova aquisição para o laboratório ocorreu a partir de recursos disponibilizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) por meio do projeto Componentes Inteligentes num Ambiente de Produção Inteligente (SCoPE).

O SCoPE é um dos projetos vinculados ao programa Bragecrim, plano de pesquisa colaborativa desenvolvida entre o Brasil e a Alemanha, no campo da tecnologia de manufatura. O programa ocorre por meio da parceria entre a Capes e o DFG – Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (Deutsche Forschungsgemeinschaft), na Alemanha, com o objetivo de financiar projetos de pesquisa de grupos com sólida parceria entre os dois países.

Segundo conta o coordenador do Laboratório SCPM, prof. Klaus Schützer, o parceiro alemão do laboratório é o Instituto para Projeto Integrado por Computador da Universidade Técnica de Darmstadt. Além disso, a pesquisa conta com a participação do Laboratório de Gestão da Inovação da Poli-USP. “A iniciativa abrange o desenvolvimento de produtos e componentes capazes de interagir em um ambiente de produção inteligente no contexto da 4ª Revolução Industrial, e utilizando conceitos como o de manufatura distribuída, montagem inteligente e manufatura aditiva”, afirma o professor e coordenador.

O projeto SCoPE, aprovado em 2014, foi renovado em 2016 e se encerrou em março. Ao longo de aproximadamente mais de quatro anos de duração, o SCoPE recebeu recursos superiores a R$500 mil da Capes para investimentos em equipamentos, além de recursos para as missões de trabalho, realizadas pelos pesquisadores, e missões de estudos, desenvolvidas por alunos de graduação, de mestrado e de doutorado. “Foram 27 intercâmbios de brasileiros na Alemanha, envolvendo 11 professores, 10 graduandos, quatro mestrandos e dois doutorandos. A produção intelectual resultante também inclui mais de 50 publicações entre artigos em revistas indexadas, conferências, capítulos de livros e livros”, conta Schützer.

O coordenador também destaca que dentre os resultados alcançados também estão: o desenvolvimento de parcerias com empresas como Volkswagen, Robert Bosch, Siemens e Caterpillar, entre outras, que abrigaram trabalhos de pesquisa aplicada desenvolvidos por mestrandos e doutorandos, alguns ainda em andamento.

Manufatura Aditiva – Os equipamentos adquiridos em março para o Laboratório SCPM totalizam aproximadamente o valor de R$ 200 mil. Segundo o professor Schützer, essa tecnologia possibilita “a implementação de alguns dos conceitos da 4ª Revolução Industrial, e trazem agilidade e flexibilidade ao ambiente de produção, podendo ser combinado a outros conceitos e propiciando o avanço de pesquisas na área acadêmica e industrial”.

Ele aponta ainda que a utilização desses novos equipamentos representa um diferencial na formação dos alunos da universidade que atuam nos projetos e iniciativas desenvolvidos no SCPM, permitindo maior preparo profissional e possibilitando trabalhar com vários benefícios relacionados a esta técnica como: maior flexibilidade de produção, total liberdade de customização e fabricação de lotes únicos com menor tempo de preparação e reduções de custos no transporte e sustentabilidade, com a aplicação dos conceitos de manufatura subtrativa. “Além disso, também em março, o Laboratório SCPM aplicou cerca de R$ 50 mil para a aquisição de dois Notebooks Workstation e dois Workstations Desktop, e mais R$ 10 mil em materiais de consumo a serem utilizados pelos alunos de graduação e pós-graduação nos projetos de pesquisa do laboratório”, afirma Schützer.

Edição de texto: Assessoria de Comunicação e Marketing Unimep
Fotos: Ivan Moretti