Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Laboratórios da Unimep: um giro pelos espaços práticos de saber

Laboratórios da Unimep: um giro pelos espaços práticos de saber

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 23/03/2016 06h41, última modificação 09/05/2016 17h36

Os universitários veteranos conhecem e já circulam com facilidade pelos vários espaços de saber da Unimep. No entanto, os que ingressaram na universidade nesse ano acabaram de descobrir esse universo. Para familiarizar os novos alunos com todos os espaços acadêmicos e de pesquisa, a equipe do Acontece Unimep convida os estudantes para visitas virtuais nesses espaços práticos do ensino e aprendizagem espalhados pelos quatro campi.

Para os novatos, vale destacar que os laboratórios são ambientes que concretizam a prática dos três eixos que compõem a identidade da Unimep: o ensino, que é a transmissão de conhecimento; a pesquisa, que consiste na busca de conhecimento novo, e a extensão, forma de disponibilizar à comunidade tudo o que a universidade produz.

No total, são 108 os laboratórios dos quatro campi utilizados por estudantes de 52 cursos de graduação e de pós-graduação para o desenvolvimento de atividades práticas, além de habilidades manuais, técnicas e científicas. Esses espaços, bem como a infraestrutura da Unimep são regularmente avaliados por equipes do MEC para a atribuição de conceitos aos cursos.

As imagens virtuais de todos esses espaços estão disponíveis aqui: http://unimep.br/visitavirtual/ Já os interessados em conhecer pessoalmente esses espaços podem encaminhar mensagem para o e-mail: visitas@unimep.br e aguardar o agendamento.

Taquaral Piracicaba – são 55 laboratórios de ensino, pesquisa e extensão disponíveis aos alunos dos cursos da Faculdade de Ciências da Saúde, Ciências Humanas, Comunicação e Informática, Direito e aos estudantes da Faculdade de Gestão e Negócios, além de duas clínicas, três auditórios e outros espaços para estudo. O campus abriga também laboratórios voltados aos universitários de matemática e química (ambos licenciaturas), vinculados à Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo localizada em Santa Bárbara d´Oeste.

Centro Piracicaba – no campus Centro, são cinco os laboratórios destinados aos estudantes de seis graduações, como os de música, que contam com o laboratório de teclado, violão, flauta, percussão e informática. Além deles, também há os espaços de informática, que oferecem softwares e programas específicos conforme o curso, e três auditórios.

Santa Bárbara d´Oeste – esse é o campus com o segundo maior número de laboratórios da Unimep. São 30 ambientes de ensino e pesquisa munidos de equipamentos modernos e máquinas capazes de atender as distintas especificidades de aprendizado dos alunos de arquitetura e urbanismo e dos vários cursos de engenharia, bem como de seus respectivos projetos de pesquisa. Nesse campus, há ainda o laboratório de extensão, representado pelo Escritório Modelo, e também dois ateliês, dois auditórios, sala de desenho e salas multiuso. Nesse campus, destaca-se ainda o Laboratório de Sistemas Computacionais para Projeto e Manufatura (SCPM), que mantém convênios com universidades e instituições alemãs.

Lins – em Lins, são 18 laboratórios destinados aos alunos de direito e odontologia, além de duas clinicas e dois auditórios. Os alunos de direito contam com laboratórios de informática, Núcleo de Prática Jurídica e Escritório Experimental. Já os estudantes de odontologia dispõem de distintos espaços para exercerem a parte prática da graduação, dentre eles os laboratórios pré-clínicos multidisciplinares e prótese dentária, endodontia, ortodontia, periodontia e materiais dentários.

Texto: da redação da Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fotos: Fábio Mendes