Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Lean startup para micro empresas é tema do 3º encontro

Lean startup para micro empresas é tema do 3º encontro

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 24/10/2014 15h17, última modificação 26/04/2016 15h51

“O empreendedor sempre acha que sabe como seu público vai reagir às suas ideias e quase nunca isso é verdade, sempre existem surpresas”, afirma Giovanna Baccarin, a terceira e última palestrante do evento Mercado de Trabalho 2.0 – Saiba Como Você se Encaixa nessa Nova Realidade. No próximo dia 28, ela ministra a palestra Empreendedor Enxuto: Transpondo o Conceito de Lean Startup para Micro Empresas.

O encontro ocorre no bloco 7, no campus Taquaral, a partir das 19h. As inscrições são gratuitas e os interessados devem se inscrever até a data que antecede o evento, por meio de ficha disponível no www.unimep.br, link Lato Sensu.

A iniciativa é organizada pela Coordenação-Geral dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, em parceria com o SoulMovimento, e enfoca temas como negócios lucrativos e lean startup, Business Model Canvas e empreendedor enxuto, com foco no mercado de trabalho 2.0.

Giovanna Baccarin é fundadora do SoulMovimento e da SoulTV, um canal no youtube que publica vídeos voltados a empreendedores soulworking.com.br e mentora de empreendedores no universo das micro e pequenas empresas. Confira os melhores terchos da entrevista:

Unimep – Quais são os principais resultados para os microempreendedores que decidem transpor o conceito de lean startup (conjunto de processos usados por empreendedores para desenvolver produtos e mercados) em seus negócios?

Giovanna Baccarin – Os resultados mais importantes são a diminuição do tempo para realmente começar o negócio e o investimento que baixa consideravelmente. Ao utilizar essa metodologia o empreendedor deixa de supor que tem as respostas e passa a procurá-las no mercado através de um mínimo negócio viável. Isso faz com que ele adicione mais um resultado que é o de acertar mais rapidamente o formato do negócio.

Unimep – Quais são os três primeiros passos para que os empreendedores possam transpor o conceito de lean startup e, dessa forma, conseguir dar um up-grade em seus negócios?

Giovanna Baccarin – O 1º passo é esquecer a metodologia tradicional de grandes e complexos planos de negócios e previsões financeiras. O 2º é usar a abordagem do business model canvas (uma ferramenta de gerenciamento estratégico) para esboçar o negócio de forma enxuta, criando apenas as planilhas absolutamente necessárias e o 3º é criar uma versão mínima viável do negócio e colocá-lo em campo o mais rápido possível, testar a ideia, testar se gosta mesmo de trabalhar com aquilo, testar seu público, enfim, ir para a realidade do mercado e evoluir a partir do aprendizado.

Unimep  – Por outro lado, quais são os desafios que esses profissionais enfrentam ao longo ou após este processo?

Giovanna Baccarin – O maior desafio é abrir mão das verdades que o empreendedor acha que conhece. Isso é algo que precisa ser feito o tempo todo em um negócio, com qualquer mudança ou novidade que vá ser criada, seja no começo, seja depois de muitos anos. O empreendedor sempre acha que sabe como seu público vai reagir às suas ideias e quase nunca isso é verdade, sempre existem surpresas. É por isso que desenvolver uma mentalidade de estudante em relação ao próprio negócio e às próprias ideias é um ativo importantíssimo.

Unimep  – Cite 3 dicas para o micro e pequeno empreendedor que utiliza o conceito de Lean Startup?

Giovanna Baccarin – A primeira dica é: sempre suponha que seu plano vai funcionar diferente do planejado. A segunda é: sempre se pergunte se existe uma forma simples de testar suposições antes de gastar tempo e dinheiro com elas e finalmente, esteja atento não só ao negócio, mas a como você se sente em relação a ele, esse processo não é só para o empreendimento, ele é também para o empreendedor.

Unimep – Sugira um livro, site e filme que tenham relação ao tema Lean Startup em micro empresas?

Giovanna Baccarin – Não existem ainda livros sobre esse tema especificamente, estou inclusive pensando em escrever um. Mas é possível ler mais sobre Lean Startup nas obras do Eric Ries, do Steve Blank, do Ash Maurya, do Alexander Osterwalder e outros.

Texto: Angela Rodrigues
Coordenação/edição de texto: Celiana Perina