Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Leme Machado coordena maior obra de direito ambiental do Brasil

Leme Machado coordena maior obra de direito ambiental do Brasil

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 03/05/2011 08h47, última modificação 26/04/2016 15h47

O professor e coordenador do curso de especialização em direito ambiental da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) Paulo Affonso Leme Machado, 72, é um dos organizadores da maior coleção sobre direito ambiental já publicada no Brasil. Trata-se da obra Doutrinas Essenciais Direito Ambiental – Coleção Completa Volume 1 (Editora Revista dos Tribunais, 8.464 páginas). A obra pode ser adquirida no site da editora (www.rt.com.br). O valor é R$ 1.790. 

Dividida em sete volumes, a coleção apresenta, por meio de artigos, um amplo panorama da evolução do direito ambiental. Machado conta que a publicação foi produzida de janeiro a março e concluída na segunda quinzena de abril. Os volumes que a compõem são: Fundamentos do Direito Ambiental (Volume 1); Conservação e Degradação do Meio Ambiente (Volume 2); Meio Ambiente Urbano (Volume 3); Tutela do Meio Ambiente (Volume 4); Responsabilidade em Matéria Ambiental (Volume 5); Direito Ambiental Internacional e Temas Atuais (Volume 6) e Índices (Volume 7). Além de Machado, participa também como organizador, Édis Milaré, Procurador de Justiça aposentado do Estado de São Paulo, advogado e consultor jurídico ambiental. 

De acordo com o docente, os artigos selecionados para a obra foram escritos por mais de 300 autores nacionais e internacionais. Por meio deles, o leitor poderá conhecer questões específicas e multidimensionais que ocupam o centro dos principais debates do direito ambiental na atualidade. 

“Pela envergadura da obra, me senti muito gratificado com o convite para atuar como organizador. Além disso, a Revista dos Tribunais foi a editora que me acolheu, desde a publicação do meu primeiro artigo, em 1971”, conta ele que também é professor do mestrado em direito. No prefácio, Machado e Milaré apontam que os leitores interessados nas questões ligadas aos cuidados com o planeta Terra, com o país e com a cidade, certamente, terão nas mãos os conhecimentos para implementarem os ideais de justiça ambiental. 

TRAJETÓRIA 

Autoridade reconhecida no campo do direito ambiental, Machado é doutor Honoris Causa em direito ambiental pela Unesp e mestre em direito ambiental pela Universidade de Strasbourg (França). É também vencedor do Elizabeth Haub (1986), o mais conceituado prêmio internacional sobre direito ambiental.

ANOTE – Coleção Doutrinas Essenciais Direito Ambiental – Coleção Completa Volume 1 (Editora Revista dos Tribunais, 8.464 páginas). Obra disponível no site da Revista dos Tribunais (www.rt.com.br).

Texto: Angela Rodrigues
Edição/jornalista responsável: Celiana Perina
Fotos: Fábio Mendes
Última atualização: 02/05/2011

registrado em: