Literatura e imprensa do século 19 são temas de aula inaugural
A presença da literatura na imprensa do século 19 é o tema da palestra que reúne alunos do curso de história da Unimep - Universidade Metodista de Piracicaba nesta quarta-feira, 6, para a aula inaugural da graduação. Aberto a todos os interessados, o evento ocorre a partir das 19h30, no Auditório Verde do campus Taquaral da universidade. A entrada é gratuita.
Para ressaltar que o crescimento da circulação da literatura nos jornais daquele período é concomitante com o início da produção de romances por escritores brasileiros, participa como palestrante Jefferson Cano (foto), doutor em história pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), instituição na qual também é professor.
Muitos de nossos romancistas mais renomados do período se iniciam na imprensa por meio de crônicas, como José de Alencar ou Machado de Assis. Ou seja, fica claro, que a produção literária não depende apenas da imaginação, do talento ou da concepção de arte de um escritor, mas do veículo que ele tem ao seu dispor para fazer circular a sua obra, observa ele, que pela primeira vez virá à Unimep.
ANOTE Aula inaugural Literatura e Imprensa no Brasil do Século 19. Dia 6, às 19h30, no Auditório Verde do bloco 2, campus Taquaral da Unimep. Entrada gratuita. Informações: (19) 3124-1579.
Edição e texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fotos: Thiago Altafini e divulgação
Última atualização: 05/04/2011