Livro sobre Piracicaba na ditadura militar agora em download gratuito
Menos de seis meses depois de o lançado, o livro Piracicaba, 1964 o Golpe Militar no Interior será integralmente disponibilizado para download gratuito, no site da Editora Unimep. A decisão dos autores somou-se ao apoio da Editora, o que possibilitará um maior acesso ao conteúdo da obra, que está com sua primeira edição em papel praticamente esgotada.
Trata-se de uma obra bastante diferenciada desde suas origens. Nascido a partir de uma parceria entre o Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba e seus autores, o livro foi censurado quando a entidade se negou a publicá-lo ao ter os originais em mãos, já finalizados e prontos para impressão. A reação, entretanto, foi imediata: uma campanha via internet levantou os recursos financeiros necessários. A Editora Unimep ofereceu seu selo editorial e o aval acadêmico e uma edição de 800 exemplares pôde ser viabilizada, com mais de 200 deles distribuídos gratuitamente a escolas, bibliotecas e entidades em defesa dos direitos humanos, explica a coordenadora da publicação Beatriz Vicentini.
A decisão de abrir o download gratuito quando a medida foi formalmente anunciada pela Editora Unimep, durante a Mostra Acadêmica da instituição, foi tomada pelos autores. A edição em papel cumpriu com sua finalidade e está praticamente esgotada. O que interessa, agora, é atender às demandas das novas tecnologias e ampliar de maneira mais ampla possível o acesso à pesquisa realizada, que mostra de maneira clara que a ditadura também teve seus efeitos em cidades do interior e, em especial, em Piracicaba, acrescenta Beatriz.
Para o responsável pela Editora Unimep, Prof. Josué Lazier, se aproximar da história retratada no livro é fortalecer compromissos com a democracia e os direitos humanos para todos. Desta forma, a Editora presta relevante contribuição acadêmica e inicia o processo de publicações digitais de bibliografias que ficarão ao alcance de todos os interessados.
64 recuperado por professores, estudantes e operários
O livro é dividido em 13 capítulos, que buscam recuperar processos ocorridos em cidades do interior durante a ditadura militar: a maneira como o fato das pessoas se conhecerem e se identificarem mais facilmente influenciou nas denúncias, vigilância, prisões, suspeitas. Com entrevistas com grupos distintos de professores, estudantes, religiosos, operários, recupera o seu olhar sobre aquele período, especialmente na cidade de Piracicaba, que via surgir os cursos superiores que dariam origem à UNIMEP, e que, em 1964, era um município em que 10% de sua população era constituída por operários já organizados em sindicatos com atuação política significativa.
Os capítulos que poderão, agora, ser reproduzidos por meio de acesso a ser liberado via internet, tem os seguintes títulos:
+Porque a Base do Direito é a Força: impressões sobre o Ordenamento Jurídico Brasileiro na Dditadura Militar, do Autoritarismo à Herança da Impunidade Orlando Guimaro Junior
+Passeatas, Prisões, Tortura, Cassação. Piracicaba Teve Tudo isso, Sim! Beatriz Vicentini
+ Piracicaba sai às Ruas: a Marcha pela Família e o Protesto dos Estudantes Patrícia Polacow
+ A Cruz, a Farda e a Traição Otto Dana
+ No Chão de Fábrica e nas Salas de Aula, a Mesma Intolerância e Militares: Revolução Necessária e Continência ao GCan Caio Albuquerque
+ O Golpe Militar de 1964: Rreferência na Demarcação Ideológica da Unimep - Ely Eser Barreto César
+ Histórias Vividas, Histórias Desconhecidas; Pelo Buraco da Fechadura, na Rua ou na Missa: Todos Observados; Informantes Duvidosos, Cidadãos Desprotegidos: Cuidado com os Comunistas! e As Duas Semanas em que Piracicaba Foi da UNE...e dos Agentes da Repressão Beatriz Vicentini.
Veja o link para download
http://www.unimep.br/phpg/editora/mostrapagina1.php?ed_pagina_nome=Downloads
Texto: Beatriz Vicentini
Coordenação: Celiana Perina
Última atualização: 05/11/2014