Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Lúcia Portella expõe criações natalinas no campus Taquaral

Lúcia Portella expõe criações natalinas no campus Taquaral

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 05/12/2008 08h11, última modificação 26/04/2016 15h45

A arte de Lúcia Portella, 52, ceramista e ex-aluna do curso de biologia da Unimep, pode ser contemplada no campus Taquaral da Unimep em iferentes espaços do campus. Entretanto, na mostra intitulada \"Natal com Arte\", aberta à comunidade no período de 9 a 19, pela primeira vez ela traz, ao hall do prédio administrativo do campus Taquaral, esculturas e cerâmicas utilitárias inspiradas no tema natalino. No total são 40 peças inéditas de cerâmica em argila no estilo contemporâneo, sendo 12 assinadas por Lúcia e as demais por 15 de seus alunos. A entrada é gratuita.

As peças da exposição remetem ao sentimento comum à época natalina na qual, segundo a artista, as pessoas permanecem mais recolhidas e refletem sobre as próprias ações promovidas ao longo do ano. Nesse sentido, integram a exposição anjos, castiçais e outras peças decorativas relacionadas ao Natal e que têm o vermelho como cor predominante. A reflexão interior da artista poderá ser observada em peças como “Beleza Aprisionada”, com aproximadamente 28 centímetros de altura, no formato de uma flor, que representa a pureza, dentro de um círculo. “Nessa obra, quis demonstrar situações de minha vida nas quais permaneci mais reservada. E a flor representa o ser humano, que é belo”, afirma.

CARREIRA

Nascida em Taubaté, Lucia Portella transferiu-se para Piracicaba em 1992. No município participou de aproximadamente 40 exposições entre individuais e coletivas. Começou a atuar como ceramista em 1980, época em que adquiriu o seu 1º forno. “Sempre gostei de artes e fiz um curso de cerâmica. Ao aprender, me apaixonei e nunca mais parei, porque esse universo é infinito”, destaca. Atualmente, Lúcia ministra aulas de cerâmica para interessados de todas as idades em seu ateliê.

ANOTE – Exposição Natal com Arte, de Lucia Portella e alunos. De 8 a 19/12, no hall do prédio administrativo do campus Taquaral da Unimep. Visitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h e aos sábados, das 7h30 às 16h. Entrada gratuita. Informações pelo fone (19) 3124-1512.

Edição e texto: Assessoria de Imprensa
Fotos: Fábio Mendes