Lúcia Portella expõe diferentes técnicas de cerâmica
Concluí que a minha missão na vida é divulgar a cerâmica contemporânea. Com essa afirmação Lúcia Portella descreve o trabalho de sua mais nova mostra, que tem abertura na próxima sexta-feira, 19. Cerca de 40 peças de estilos livres, intermediárias da cerâmica convencional e escultórica, ficam expostas no hall do prédio administrativo do campus Taquaral da Unimep, até o dia 2 de setembro. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira,
das 8h às 22h, e aos sábados das 8h às 16h. A entrada é gratuita.
A exposição é composta por vasos, pratos, cachepôs e painéis de autoria da própria artista e de seus alunos. Os visitantes têm a oportunidade de conhecer diferentes massas cerâmicas. Entre elas, os especiais para queima em alta temperatura, 1.280°C, em forno a gás. Essa prática é muito apreciada pela artista e segundo ela, pouco conhecida.
Mais que a exibição dos obras, a exsposição consiste em divulgar inúmeras técnicas da cerâmica. As obras têm diversos tamanhos e custam entre R$ 100 e R$ 200.
CARREIRA
Nascida em Taubaté, Lúcia sempre teve dom para a arte. Na adolescência fazia pinturas e artesanatos. Sua história como ceramista nasceu em 1980 quando abriu seu primeiro ateliê, em Americana. Mudou-se para Piracicaba em 1991 e, desde então, dá continuidade ao trabalho no Ateliê de Cerâmica Lúcia Portella.
A artista participou de mais de 45 exposições, entre individuais e coletivas. Ela segue a linha dos ceramistas japoneses e trabalha com o estilo de esculturas abstratas. É associada da Apap (Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos) que a intermediou na conquista de três prêmios: medalha de prata na 6ª Mostra Primavera (2007); menções honrosas na 22ª Mostra Almeida Júnior e na 9ª Mostra Primavera, as duas em 2010.
ANOTE - Mostra de Cerâmica, do Ateliê Lúcia Portella, até 2 de setembro, no hall do prédio administrativo da Unimep (rodovia do Açúcar, km 156, campus Taquaral). Visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados das 8h às 16h. A entrada gratuita. Informações: (19) 3124-1512.
Texto: Elaine Pereira
Edição: Celiana Perina
Fotos: Fábio Mendes
Última atualização: 20/082011