Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Lucia Portella: pioneira na cerâmica em Piracicaba abre exposição

Lucia Portella: pioneira na cerâmica em Piracicaba abre exposição

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 16/08/2015 13h00, última modificação 26/04/2016 15h52

Lucia Portella, uma das primeiras ceramistas de Piracicaba, abriu exposição no hall do prédio administrativo do campus Taquaral da Unimep. As dez peças são uma revisita aos últimos 15 anos de carreira da artista. Aberta ao público até o dia 28, Lucia apresenta sua cerâmica escultórica em peças abstratas – conceito diverso à cerâmica utilitária, como pratos ou panelas.

A artista iniciou seus estudos em 1980 participando de cursos em São Paulo. “Naquela época existiam poucos cursos na área”, conta Lucia. Em Piracicaba, ela começou sua carreira em 1994. “Atualmente a cerâmica está em alta”, afirma.

Nas últimas três décadas, a cerâmica passou por uma transformação quanto ao seu consumo. “No começo foi difícil de mudar a imagem exclusiva de utilitária para chegar ao patamar de arte final”, lembra Lucia. Segundo ela, a cerâmica como design foi introduzida no Brasil em Cunha (Paraty, RJ).

“Vários artistas trouxeram este novo conceito, auxiliando na popularização da cerâmica no país como hobby e como profissão. Hoje há mais valorização para elementos de decoração feitos à mão”, informa a ceramista.

ANOTE - Visitação de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h e aos sábados das 7h30 às 16h. Rodovia do Açúcar, km 156. Informações: (19) 3124-1512. Entrada gratuita. 



Texto: Cristiane Bonin
Fotos: assessoria de imprensa
Coordenação/edição de texto: Celiana Perina
Última atualização: 16/08/2015

registrado em: