Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Lugar Onde o Peixe Para é, pela 2ª vez, contemplado pelo Proac

Lugar Onde o Peixe Para é, pela 2ª vez, contemplado pelo Proac

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 13/01/2016 09h09, última modificação 26/04/2016 15h45

A montagem “Lugar Onde o Peixe Para”, do Grupo Andaime de Teatro Unimep, foi contemplada pela segunda vez com o ProAC edital Circulação de Espetáculo de Teatro, da Secretaria de Estado da Cultura. Pela conquista, o grupo recebe o prêmio de R$ 100 mil e, a partir dele, fará, no período de março a maio de 2016, 10 apresentações gratuitas. Além disso, a equipe também realizará oficinas teatrais e workshops em vários municípios do Estado de São Paulo. O resultado do edital foi divulgado no final de setembro.

Os municípios que irão receber a montagem e as atividades, inicialmente, são Suzano, Presidente Prudente, São Pedro, São José dos Campos, São Sebastião, Paraguaçu Paulista e São Paulo. As datas estão sendo definidas pelo coordenador dos grupos de teatro da Unimep e fundador do grupo Andaime, Antonio Chapéu.

“Vejo a conquista desse prêmio como o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo grupo Andaime, desde a sua criação. Do ano de 2007, quando conquistamos o ProAC com essa montagem, até hoje, foram oito anos. Conquistar novamente o prêmio, com o “Lugar”, é um reconhecimento. No próximo ano, completamos 30 anos e ao longo desse percurso, a qualidade do trabalho se manteve. Continuamos produzindo montagens novas, mas sem deixar para trás espetáculos que são referências em nossa trajetória”, destaca Chapéu.

A montagem foi contemplada com o ProAC também em 2007, e conforme conta Chapéu, foi encenada em nove cidades naquele ano. Nesse ano, 2015, do edital no qual a peça foi inscrita, concorreram 159 projetos, sendo 20 os contemplados. O objetivo do ProAC é difundir a produção artística em todas as regiões do Estado, apoiando financeiramente projetos artísticos, selecionados por meio de editais que contemplam diversas expressões culturais. Os editais funcionam como concursos, nos quais os projetos inscritos são avaliados por comissão formada por especialistas do segmento escolhido. A verba resulta de recursos próprios da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

LUGAR

A peça Lugar Onde o Peixe Para estreou em 1996 e retrata o universo caipira. O texto é do próprio grupo Andaime, a partir de roteiro de Carlos ABC. O cotidiano dos que habitam as margens do rio fica evidenciado e leva à tona os mitos que permeiam e compõem esse universo. O espetáculo mescla recursos cênicos com elementos autênticos do folclore e da cultura popular.


“A lenda do rio” é usada como fio condutor. A Festa do Divino, o cururu, as piadas de pescador, a pamonha, e os mitos “Nhala Seca” e o “Turco que come crianças” estão presentes na montagem. “O “Lugar” projetou o Andaime em nível nacional e internacional. É um espetáculo, que após 19 anos, encenamos com a mesma energia”, destaca Chapéu.


Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Thiago Altafini/Fábio Mendes
Edição e Coordenação: Celiana Perina
Última atualização:  13/01/2016
 

registrado em: