Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Mateus Ponchio, docente da pós-graduação, recebe prêmio da Capes

Mateus Ponchio, docente da pós-graduação, recebe prêmio da Capes

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 20/02/2008 00h00, última modificação 26/04/2016 15h44

O docente piracicabano do mestrado profissional em administração da Unimep, Mateus Canniatti Ponchio, 26, (foto ao lado) teve sua tese de doutorado premiada com menção honrosa no prêmio Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível  Superior) de Tese 2006.

A honraria foi anunciada no Diário Oficial esse mês. Ponchio concorreu na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo, com a tese “Influência do Materialismo sobre a Contratação de Crédito para Consumo no Contexto de Moradores de Baixa Renda do Município de São Paulo”, com orientação do Prof. Dr. Francisco José Espósito Aranha Filho, pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Os prêmios foram instituídos em 2005, com o objetivo de outorgar distinção às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo MEC, considerando os quesitos originalidade e qualidade. São escolhidas as três melhores teses do ano, e concedido um prêmio de melhor tese e duas menções honrosas.

“No meio acadêmico, o prêmio dará visibilidade. As possibilidades de o meu trabalho ser citado em outras pesquisas aumentam”, destaca ele, que foi o mais jovem doutor em administração do país, aos 25 anos em 2006.

TRAJETÓRIA
Ponchio morou em Piracicaba até os 17 anos quando mudou-se para São Paulo, para estudar administração. Aluno dedicado, foi bolsista de iniciação cientítica do Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), desenvolvendo intensas atividades de pesquisa e de produção acadêmica.

Ao concluir a graduação, optou pelo caminho menos comum entre os egressos dos cursos de administração: iniciar uma carreira acadêmica, vislumbrando atuar no âmbito da pós-graduação. Em dezembro de 2002, inscreveu-se no curso de mestrado em administração de empresas. No final  do segundo semestre, em dezembro de 2003, seu bom desempenho possibilitou uma promoção diretamente para o doutorado.

Entre março e junho de 2006,  Ponchio estagiou na Universidade de Otago, Nova Zelândia, sob a co-orientação da profa. Sarah Todd. A iniciativa foi financiada pelo Programa de Doutorado no País com Estágio no Exterior, da Capes. Neste mesmo ano defendeu sua tese. Em janeiro do ano passado, o Ponchio voltou a Piracicaba, onde atua como professor na Unimep.

Foto: Thiago Altafini

Última atualização: 20/02/2008