Você está aqui: Página Inicial / Notícias / MEC e Unimep abrem vagas gratuitas para curso de pedagogia

MEC e Unimep abrem vagas gratuitas para curso de pedagogia

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 11/05/2011 13h29, última modificação 26/04/2016 15h47

A Unimep – Universidade Metodista de Piracicaba está com inscrições abertas até 22 de maio para os interessados em concorrer a uma vaga gratuita para cursar pedagogia na instituição. Trata-se de uma iniciativa do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor),  programa criado por meio de convênio entre o Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A Unimep participa do Parfor desde o ano passado e deve oferecer outras licenciaturas em 2012.

Podem se inscrever apenas professores da rede pública que não têm graduação, estejam em exercício em sala de aula e que não possuem um curso superior. As pré-inscrições devem ser feitas no site http://freire.mec.gov.br. As aulas têm início no segundo semestre.

Vale lembrar que antes de efetuar a pré-inscrição, é necessário fazer o cadastro, disponível no mesmo site. Além de Piracicaba, podem participar professores dos municípios de Charqueada, Águas de São Pedro, Santa Bárbara d’Oeste, Capivari, Elias Fausto, Mombuca, Rafard, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Maria da Serra e São Pedro.

PROPOSTA

A proposta do Parfor, coordenado pela Capes, é qualificar professores que estão em exercício em escolas da rede pública, mas não possuem a formação mínima em licenciatura ou os que têm ensino superior, mas lecionam em outra área de formação.

Só podem participar do Parfor, instituições de ensino superior públicas ou comunitárias (sem fins lucrativos) que oferecem cursos presencias e têm nota acima de 3 no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). O curso de pedagogia da Unimep obteve nota 4 no último Enade, ou seja, está no ranking das melhores licenciaturas do país.

Hoje participam do Parfor 76 instituições, sendo 48 federais, 28 estaduais e 14 comunitárias. Outras informações no site: http://freire.mec.gov.br

Edição e texto: Celiana Perina
Fotos: Fábio Mendes