Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Mediação de leitura Uma Noite em Macondo com Gabo aproxima alunos do realismo mágico

por Angela Rodrigues publicado 25/04/2017 05h00, última modificação 25/04/2017 09h52

Em 2017, completam-se os 50 anos de publicação da obra Cem Anos de Solidão, do colombiano Gabriel García Márquez, ganhador do Nobel em 1982. Para homenagear o autor, a obra foi escolhida como tema da próxima mediação de leitura do curso de letras-língua portuguesa da Unimep. O evento Uma Noite em Macondo com Gabo, que tem entrada gratuita, ocorre no dia 24 de abril (segunda-feira), a partir das 19h30, no Anfiteatro do Bloco 7, campus Taquaral. O evento é aberto ao público, com vagas limitadas. Para participar, os interessados podem enviar mensagem para jomsouza@unimep.br

A iniciativa é promovida pela coordenadora do curso de letras-português da Unimep, a professora Josiane Maria de Souza (foto ao lado), em parceria com docentes e alunos do curso de gastronomia e com a coordenação do curso de especialização Literatura e Outras Linguagens Artísticas. “O evento é uma mediação, não é uma palestra, mas sim pessoas compartilhando leituras e experiências sobre a obra. Os participantes, se desejarem, também podem falar pois assim incentivam a participação de todos. É uma troca”, afirma Josiane.

Sobre a obra escolhida como tema para a mediação desse semestre, a coordenadora conta que Cem Anos de Solidão já está na 96ª edição no Brasil. “Então, decidimos fazer essa homenagem para conhecer mais o realismo mágico, e também sobre esse autor que é tão importante na America Latina”, afirma Josiane.

Além do realismo mágico, vertente que alcançou repercussão mundial com o escritor colombiano, a professora destaca a questão política presente no livro. “Cem Anos de Solidão é de 1967 e temos de lembrar que a América Latina vivia um período muito terrível de ditaduras, então, a obra tem um sentido político muito forte, e muito atual. A questão política aparece com muita força nesse texto, que possui estrutura muito complexa e muito interessante”, acrescenta.

Salsa e arepas

Além da discussão de trechos da obra de Márquez, a mediação de leitura terá também a participação de um casal de bailarinos, para uma apresentação de salsa caribenha, e a participação de alunos do curso de gastronomia. “Os estudantes vão falar sobre a culinária da Colômbia e haverá a degustação de arepas preparadas por eles”, detalha.  Ao final, como é prática nas mediações de leitura da graduação, Josiane fará o sorteio de várias obras do autor tema do evento.

ANOTE – Mediação de leitura do curso de letras-língua portuguesa da Unimep Uma Noite em Macondo com Gabo. Dia 24 de abril, a partir das 19h30, no Anfiteatro do Bloco 7, campus Taquaral (rodovia do Açúcar, km 156. Piracicaba). Entrada gratuita. As inscrições são limitadas e podem ser feitas no contato: jomsouza@unimep.br

Texto: Angela Rodrigues
Edição: Celiana Perina