Medidas básicas de higiene podem evitar contágio de doenças
Até o final do inverno, período em que aumentam os casos de gripes e resfriados, adotar medidas simples e básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, e manter as janelas abertas, além de melhorar a convivência entre todos, também ajuda a evitar a transmissão de vírus e o contágio de várias doenças, dentre elas a do vírus H1N1. 
São atitudes simples, que todos podem praticar. Destaco, principalmente, três delas: lavar as mãos com água e sabão, evitar ambientes aglomerados e manter os locais, como salas de aula, ventilados, aponta o diretor da Faculdade de Ciências da Saúde da Unimep, Olney Leite Fontes (foto). 
DICAS 
Confira outras dicas que, além de reduzir os riscos de disseminação de vírus em geral, ajudam a preservar a saúde  e boa convivência:
1  Utilize lenços descartáveis para higiene nasal; 
2  Cubra o nariz e a boca, ao espirrar ou tossir; 
3  Alerte alunos ou colegas de trabalho que apresentam sintomas gripais a procurar atendimento médico; 
4  Consuma bastante água e mantenha-se hidratado; 
5  Mantenha uma alimentação balanceada e rica em frutas; 
6  Não utilize medicamentos sem a devida orientação médica; 
7  Procure o setor médico do campus onde estuda ou trabalha, se tiver dúvidas ou precisar de outras orientações. 
AÇÕES 
Na Unimep, o setor de administração do campus Taquaral adotou algumas medidas  específicas de limpeza nos quatro campi. Dentre elas, está o reforço na higienização dos bebedouros e a verificação constante de locais que possam ser focos de criadouros de mosquitos. 
A adoção dessas medidas são importantes em quaisquer períodos e não só nos momentos de epidemia ou aumento do número de casos de doenças específicas, destaca Juscelino Monção Neto, gerente do Departamento de Administração dos campi da Unimep.
Texto: Angela Rodrigues  
Fotos: Fábio Mendes  
Edição/jornalista responsável: Celiana Perina 
Última atualização: 06/08/2012

