Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Memorial Prof. Elias Boaventura é inaugurado

Memorial Prof. Elias Boaventura é inaugurado

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 17/08/2013 10h49, última modificação 26/04/2016 15h50

A ideia de um casal que pretendia remodelar o escritório da casa e digitalizar arquivos de décadas de trabalho e vida pública foi interrompido pela morte de um dos idealizadores, o então professor e ex-reitor da Unimep, prof. Elias Boaventura, em 2012. A esposa, Sylvana Zein, decidiu continuar com o projeto, e o fruto disto, é o recém-inaugurado Memorial Prof. Elias Boaventura. A inauguração do local, que contou com a presença de amigos dos tempos de escola, representantes de diversos segmentos, e de integrantes da Unimep, como DCE (Diretório Central de Estudantes), Afiep (Associação dos funcionários do IEP) e Adunimep (Associação dos Docentes da Unimep), ocorreu no último dia 2, na residência de Sylvana.

O memorial foi inaugurado junto às comemorações do encontro anual dos granberyenses, que ocorre todos os anos na primeira semana de agosto, promovido pela Associação dos Granberyenses e da qual Elias Boaventura atuou como presidente. Os encontros consistiam em relembrar os tempos e rever os amigos conquistados no internato masculino Granbery, localizado em Juiz de Fora, Minas Gerais.

Acervo – Mais de um ano foi necessário para a organização e seleção dos arquivos, que ocupavam mais de 30 caixas e dezenas de pastas, que após analisadas foram digitalizadas para compor o acervo do memorial. Nesta jornada de trabalho, Sylvana contou com a ajuda e participação da ex-secretária de Boaventura, Inalda Pimentel de Araújo, que trabalhou com ele por 35 anos. “Foi um trabalho emotivo e delicado. Vivemos o luto pelo falecimento do Elias, trabalhando em suas histórias”, conta Sylvana. No entanto, em maio deste ano, Inalda faleceu e Sylvana teve de seguir sozinha com o projeto.

No memorial, é possível encontrar as homenagens que o ex-reitor Elias recebeu ao longo de sua vida, como medalhas, troféus e cartões de prata. Assim como textos, artigos, crônicas e pesquisas produzidas por ele. “A história não é só do Elias como indivíduo, é do coletivo, é o que aconteceu em Piracicaba nos últimos 40 anos e nos assuntos em que ele se envolveu. Sua atuação nos movimentos sociais, políticos, educacionais, esportivo e meio ambiente foram marcantes”, conta ela.

Para acomodar todas as homenagens da vida e carreira de Boaventura, Sylvana encomendou um armário com compartimentos. “Desenhei e mandei fazer um armário próprio para expor as homenagens recebidas por ele e para guardar seus arquivos que foram digitalizados, DVDs com entrevistas e um grande acervo de imagens, inclusive com fotos desde o tempo de juventude, quando era aluno do instituto Granbery”, detalha Sylvana. A biblioteca pessoal de Elias Boaventura foi doada inteiramente ao Instituto Educacional Piracicabano da Igreja Metodista (IEP), como um modo de manter viva a leitura. “Entendo que livros existem para serem lidos, manuseados, pesquisados, não para enfeitar estantes e juntar poeira”, afirma Sylvana.

Para aqueles que tiverem interesse em pesquisar e consultar os arquivos, como pesquisadores e estudantes, será necessário comprovar a necessidade destas informações para a produção de matérias jornalísticas, livros, monografias, dissertações e teses. A visita ao memorial poderá ser feita apenas com o agendamento prévio. Para agendar, basta enviar e-mail para: sylvana_zein@hotmail.com, ou ligar nos fones (19) 3424-3966 ou (19) 9793-8190. O memorial está localizado na Rua Humberto Carlos Strey, 141, Jardim Santa Rita, Piracicaba.

Trajetória – Elias Boaventura ingressou na Unimep no ano de 1973 como assessor administrativo. Nos anos de 1975 e 1978, ocupou o cargo de vice-reitor na gestão de Richard Edward Senn. No período de 1978 a 1986, atuou como reitor da instituição. Boaventura também atuou como docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unimep.

Texto: Jéssica Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes