Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Memórias ancoradas em corpos negros – entre África e Brasil é tema de aula inaugural de história

por Angela Rodrigues publicado 21/03/2017 06h00, última modificação 04/05/2020 17h20

Alunos do curso de história, professores, historiadores e demais interessados podem participar no próximo dia 21 de março (terça-feira) da aula inaugural do curso de história da Unimep. A atividade ocorre a partir das 20h, no Auditório Verde, localizado no bloco 2 do campus Taquaral. A entrada é gratuita e o evento é aberto à comunidade.

O tema da aula inaugural é Memórias ancoradas em corpos negros – entre África e Brasil, que será apresentado por Antonieta Antonacci, professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Segundo destaca Virgínia Camilotti, coordenadora do curso de história da Unimep, "um breve resumo da temática a ser apresentada na aula inaugural pela profª Antonieta, e extraído da obra de título similar à aula, se refere “as memórias ancoradas em experiências dos que só têm no corpo e em suas formas de comunicação heranças de seus antepassados e marcas de suas histórias. Em contínuos desterros, sem construídas séries documentais, vivendo e transmitindo heranças em performances, recursos linguísticos e artísticos, povos africanos pluralizam nosso alcance de acervos históricos, monumentos e patrimônios audiovisuais, situando a necessária arqueologia de saberes orais, a ser enunciada e valorizada"”.

ANOTE – Aula inaugural do curso de história da Unimep. Dia 21 de março, a partir das 20h, no Auditório Verde do bloco 2, campus Taquaral (rodovia do Açúcar, km 156, Piracicaba). Entrada gratuita.

Texto: Angela Rodrigues
Edição: Celiana Perina