Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Mensagem da Reitoria em Homenagem ao Dia dos Professores/as

Mensagem da Reitoria em Homenagem ao Dia dos Professores/as

por Admin publicado 15/10/2020 08h58, última modificação 15/10/2020 09h27

Prezadas(os) professoras, professores, funcionárias e funcionários técnico-administrativos,

PARABÉNS PELO SEU (NOSSO) DIA!

Em nome da reitoria, cumprimentamos as(os) estimadas(os) professoras(es) pelo seu (nosso) dia! Estendemos nossos cumprimentos às(aos) funcionárias(os) técnico-administrativas(os), pois todas(os) exercem também, direta ou indiretamente, a tarefa educacional da Universidade.

Celebrar o dia da professora e do professor é certamente uma oportunidade de reafirmar o seu valor e importância profissional. A educação e o processo de humanização caminham juntos. Educar/formar são duas realidades inseparáveis. Nesse sentido, temos ao mesmo tempo a oportunidade e a responsabilidade com a construção de realidades e mundos conforme recebemos, interagimos e atualizamos. Trata-se do exercício profissional de altíssima relevância e importância.

Ao mesmo tempo em que nos sentimos orgulhosos pelo papel desempenhado na construção de culturas e sociedades, somos impactados pela desvalorização, em muitas situações, enquanto profissionais da educação. Observamos ao longo da história do nosso país a baixa adesão por parte dos governantes em investimentos efetivos na formação, valorização e condições dignas de trabalho. Com raras e honrosas exceções, percebemos o quanto precisamos avançar em termos de reconhecimento profissional.

A despeito da realidade em que se encontra a educação do nosso país, e particularmente nossa realidade local, nesse dia em que comemoramos o dia da(o) professora/professor, somos convidadas(os) e desafiadas(os) a renovar nosso compromisso com nossas(os) alunas(os), bem como a fé na superação de uma realidade totalmente adversa que se prolonga a anos, retomarmos a normalidade funcional e profissional, e revivermos tempos de crescimento qualitativo e quantitativo em nossa querida UNIMEP.

Inspirados nas palavras de Fernando Pessoa, cumprimentamos mais uma vez todas as professoras e professores, funcionárias e funcionários, deixando nosso agradecimento pelo empenho profissional de todas(os), sem o qual não teríamos vencido os desafios e mantido até hoje o projeto educacional há mais de 100 anos desenvolvido pela Universidade.

Piracicaba, 15 de outubro de 2020.

Reitoria (UNIMEP)

registrado em: ,