Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Mensagem de Natal

Mensagem de Natal

por Angela Rodrigues publicado 10/12/2022 05h00, última modificação 17/01/2023 18h34


Mensagem de Natal - “Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus” (Lucas 1.31)

Experimentar o impossível de Deus

Chegamos ao final de mais um ano. Assim como os últimos anos, esse foi marcado por desafios, lutas, perdas e conquistas. Milhões sofreram com a pandemia, e ainda sofrem. Milhares perderam a vida. O mundo ainda enfrenta a Covid-19, seu poder destruidor e as consequências na vida das pessoas, famílias e sociedade. A expectativa pelo fim e começo de um novo tempo se faz presente com grande intensidade.

Fim e começo. Parecem duas realidades distantes e incompatíveis. No entanto, estão muito próximas e convivem de maneira dinâmica e contraditória. Vejamos: o fim do ano é separado por um segundo, se pensamos no tempo cronológico; assim se repete entre um dia e outro, uma estação e outra, uma gestação e o parto. Esse último chama nossa atenção de modo especial.

Celebraremos mais uma vez o Natal de Jesus.

Segundo os relatos bíblicos, a jovem Maria foi escolhida por Deus para trazer o Seu filho ao mundo. Segundo o Evangelista Lucas, o anjo do Senhor visita Maria e lhe anuncia algo que, do ponto de vista material, biológico, seria impossível acontecer. Porém, como é recorrente na Bíblia, nada é impossível para Deus. Assim como Maria, sua prima Isabel, idosa e estéril, recebeu a visita do anjo anunciando que teria um filho. Elas e muitas outras pessoas ao longo da história da salvação experimentaram o impossível de Deus. Essa história continua e nós fazemos parte dela.

Finalmente, o fim da gestação marca o início de uma nova vida. Períodos têm início e fim. Mas o fim não representa a falta de existência. Pelo contrário, via de regra, ele se faz necessário para surgir um novo ser, uma nova realidade, um novo ciclo. Essa dinâmica da vida, somada à fé na realização do impossível de Deus, nos anima e estimula a confiarmos no amanhã, em novas possibilidades de experimentarmos o amor e cuidado de Deus.

Nesse tempo de final de ano, possamos visualizar um novo tempo, mesmo que pareça impossível.

Ismael Forte Valentin
Diretor Geral IEP
Reitor Unimep

Piracicaba, dezembro de 2022