Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Mercado em alta e formação diferenciam gestão de RH

Mercado em alta e formação diferenciam gestão de RH

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 01/05/2013 14h22, última modificação 26/04/2016 15h49

Área responsável pelo ingresso e gestão de funcionários em empresas de micro, pequenas, médias e grandes empresas, o setor de recursos humanos está em alta. As informações são dos coordenadores da graduação tecnológica em gestão de recursos humanos da Unimep, Emílio Amstalden (foto ao lado com aluna), responsável pelo curso no campus Centro, e Ana Paula Dario Zocca (foto abaixo), que coordena a graduação no campus Santa Bárbara d´Oeste. “Atualmente, o mercado profissional nessa área está bastante promissor. As empresas estão percebendo que o diferencial não está não só no aspecto tecnológico, mas também na formação de equipes. Não se consegue ter uma equipe com alto desempenho sem uma boa liderança, profissionais capazes de conduzir as equipes ao seu mais alto grau de desempenho”, afirma Amstalden. Ana Paula reforça que há uma facilidade em conseguir uma colocação. “É uma área que desperta interesse tanto das empresas quanto dos jovens, que gostam e se interessam pela área”, afirma.

Dentre os diferenciais do curso na Unimep, os docentes apontam a matriz curricular e a formação em relação às áreas trabalhista e comportamental. “As disciplinas estão bem focadas na questão de recrutamento e seleção, capacitação para desenvolvimento de projeto de treinamento e desenvolvimento de pessoal dentro das empresas, abrangendo uma boa formação de rotinas trabalhistas. Também apresenta uma boa formação na área comportamental, trabalhando a motivação, a liderança e a comunicação dentro da gestão de pessoa”, afirma o professor. Ana Paula acrescenta também a estrutura oferecida na universidade, e as atividades de extensão, visitas técnicas e semanas de estudo que permitem desenvolver outras habilidades. Além disso, no campus Santa Bárbara, o curso recebeu o conceito 4 na avaliação do MEC, de uma escala que vai de 1 a 5.

Escolhas
– A aluna Jéssica Karolini Silva do Amaral, que cursa o 3º semestre do curso em Santa Bárbara d´Oeste, conta que escolheu cursar RH justamente por gostar de lidar com pessoas e desenvolvimento humano. Antes de iniciar o curso, ela também pesquisou sobre as instituições que ofereciam a opção. “Sempre que pensei em fazer uma graduação, queria fazer na Unimep devido à qualidade de ensino”, conta ela, que já atua na área e pretende cursar pós-graduação. Para ela, o principal diferencial são os docentes. “Eles facilitam a ponte entre a teoria da faculdade com a prática do mundo corporativo”, destaca. Já para Jenifer Portes de Almeida, 24 anos, também aluna do 3º semestre do curso em Santa Bárbara, a escolha por RH ocorreu pelo fato de a área ser ampla. “Já a Unimep foi pelo fato de a considerar a melhor, por ter uma carga horária maior do que outras instituições e oferecer mais. Gosto muito dos professores e os laboratórios são muito bons, a gente conta com tudo o que precisa”, aponta ela.

A qualificação também foi o que atraiu Daniela Fernanda Vieira, 19, aluna do 1º semestre do curso no campus Centro, à universidade. “O curso oferece uma ótima qualificação para que os alunos atuem na área. Além disso, Piracicaba se expandiu muito na área de RH. Em minha opinião, é o emprego do momento”, afirma a aluna. Oportunidades também levaram Greice Kelly de Almeida, 23 anos, do 1º semestre no campus Centro, a optar pelo segmento. “O curso na Unimep ensina muito sobre comunicação, sobre como trabalhar com as pessoas e a parte financeira. É uma área que realmente gosto, tanto que após me formar pretendo fazer uma pós-graduação”, afirma Greice.

Atuação – Dentre as atividades desenvolvidas na área de gestão em recursos humanos, estão as relacionadas ao departamento de pessoal, como documentação de admissão, de demissão, exames periódicos, cálculo de folha de pagamento, cálculos de impostos. Já na área comportamental, a professora Ana Paula destaca as ações de treinamento e desenvolvimento, planejamento de carreira, avaliação de desempenho, descrição e análise de cargos, recrutamento e seleção. Há também a psicologia organizacional, na qual os profissionais trabalham a organização de testes psicológicos. “Há possibilidades de inserção em todos os processos, em todas as etapas da área de gestão de pessoas”, complementa ela. De todos os conceitos aprendidos no curso, o que fez a diferença para a unimepiana graduada em 2012, Karine Maziero Arelim, foram os conhecimentos recebidos em relação às leis trabalhistas. “Todos os conceitos foram importantes, mas a de leis e de ética foram fundamentais porque, às vezes, tinha dúvidas que não conseguia esclarecer nem com o próprio escritório responsável pela contabilidade, por exemplo”, conta ela.

Desafios – A docente Ana Paula complementa que um dos desafios da profissão atualmente é o fato de o setor permanecer ligado às decisões estratégicas da empresa, que pode ser um diferencial em relação às concorrentes. “O maior desafio do profissional de RH atualmente é o de influenciar a estratégia e o poder de decisão da empresa e fazer com que ela se diferencie no mercado pelas pessoas”, completa.

A faixa salarial de um profissional graduado em gestão de recursos humanos varia de acordo com o porte da empresa e a função, mas vai de R$ 1.500,00 a  R$ 3.000,00.

Confira mais imagens de alunos e professores entrevistados no link: http://on.fb.me/13lyNWZ

Texto e entrevistas:
Angela Rodrigues e Elaine Pereira