Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Mestrado em educação física comemora 10 anos de fundação

Mestrado em educação física comemora 10 anos de fundação

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 05/11/2010 08h44, última modificação 26/04/2016 15h46

Os dez anos de fundação do mestrado em educação física da Unimep – Universidade Metodista de Piracicaba – será comemorado com a organização de mesas redondas que ocorrem entre os dias 19 e 25 de novembro. Os temas das iniciativas foram escolhidos com base em pesquisas realizadas por docentes e alunos ao longo desses anos, os quais participam da iniciativa como expositores. A entrada é gratuita.

No dia 19, o evento ocorre no Teatro do Sesc Piracicaba (rua Ipiranga, 155, Centro), às 14h. Já no dia 25, as atividades acontecem às 9h e às 14h no Anfiteatro do bloco 7, campus Taquaral.
Estão previstos para o dia 19, discussões sobre Políticas Públicas de Esporte Recreativo e Lazer, Atividade Física e Saúde: Orientação e Benefício na Adolescência, Idade Adulta e na Terceira Idade e Dimensão Esportiva: Aprendizagem e Alto Nível. Já para o dia 25, está programada a discussão sobre Movimento Humano, Lazer e Educação, Movimento Humano e Saúde, bem como Movimento Humano e Esporte.

No encerramento, haverá sorteio de livros publicados por docentes e alunos do curso de mestrado em educação física. Será emitido certificado de participação, porém não é necessário realizar inscrição prévia.

HISTÓRIA

Em 2003, por meio de projetos do professor Nelson Marcellino, junto com o grupo de Pesquisa em Lazer, o mestrado em educação física da Unimep foi o primeiro curso de instituição privada a conquistar a instalação de um dos núcleos dos Centros de Desenvolvimento de Esporte Recreativo e de Lazer (Cedes). O centro é gerenciado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Esporte, da Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer.

Este ano, o curso foi avaliado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) - órgão Federal que avalia todos os cursos de mestrado e doutorado do Brasil - e recebeu o conceito 4 (o maior conceito já atingido no país foi 6, por uma universidade pública).  Dos mestrados em educação física que foram avaliados, o curso da Unimep foi o único de universidade privada a subir no conceito.

“A avaliação é rígida. Para melhorar o conceito é necessário muito empenho. Com essa conquista, há progresso para a graduação também, porque tudo está interligado”, conta a coordenadora do mestrado em educação física da Unimep, Rute Tolocka.

PROGRAMAÇÃO – A programação completa, assim como galeria de fotos referente aos dez anos do curso e também apresentação de materiais publicados, podem ser vistos no link www.cpaqv.org/mestradoef10anos

ANOTE – Comemoração aos dez anos do curso de mestrado em educação física da Unimep. Mais informações pelo  (19) 3124-1558.

Edição e texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fotos: Fábio Mendes