Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Mestranda do PPGA tem artigo escolhido como o melhor em simpósio

Mestranda do PPGA tem artigo escolhido como o melhor em simpósio

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 05/11/2013 15h49, última modificação 26/04/2016 15h50

A aluna de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Unimep, Ana Letícia Toloni de Matos, 33, teve o artigo de sua autoria Desenvolvimento de Produtos sob a Perspectiva da Gestão da Cadeia de Suprimentos escolhido como o melhor da área de gestão da produção do 20º Simpep (Simpósio de Engenharia de Produção).

De realização anual, o evento ocorre até esta quarta-feira, 6, com foco nas áreas de engenharia de produção e administração de empresas. A organização é do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Bauru.

Pela conquista, Ana Letícia receberá um diploma e poderá ter o artigo indicado para publicação em periódicos internacionais. O documento será entregue durante a solenidade de encerramento do simpósio.

ARTIGO

Desenvolvido desde março, dentro da pesquisa de mestrado, o artigo tem como enfoque a importância da coordenação do desenvolvimento de produtos com a gestão da cadeia de suprimentos (SCM).

“Atualmente, o desenvolvimento de produtos é considerado, por muitas empresas, como uma atividade estratégica. No entanto, estudos que enderecem a coordenação do desenvolvimento de produtos e da SCM como primordial para levar os novos produtos ao mercado são, ainda, relativamente raros. Nesse contexto, o objetivo é identificar e relatar como o desenvolvimento de produtos e a gestão da cadeia de suprimentos (SCM) estão sendo tratados de forma integrada ou conjunta”, afirma Ana.

A mestranda aponta que por meio da revisão da bibliografia sobre o tema, o que se pode perceber é que a SCM deve estar alinhada às decisões de desenvolvimento de produtos. “Além disso, deve ser projetada e gerenciada para que os produtos sejam entregues com o custo, tempo e qualidade definidos. Portanto, sob a ótica da SCM, o processo de desenvolvimento de produtos deve promover a estrutura necessária para desenvolver e levar ao mercado novos e inovadores produtos e com o menor custo possível”, destaca. O artigo foi produzido com a orientação dos docentes Mauro Vivaldini e Sílvio Pires (foto).

No mesmo evento, um dos orientadores de Ana Letícia, o docente Sílvio Pires ministrou a palestra Um Panorama sobre o Estado Atual da Gestão da Cadeia de Suprimentos no Brasil.

CURRÍCULO

Ana Letícia é engenheira de produção mecânica pela Universidade de São Paulo – USP e tem especialização em administração industrial pela Fundação Vanzolini (Poli/USP), MBA em gestão empresarial pela Fundação Instituto de Administração (FIA/ USP) e certificação internacional CPIM / APICS na área de gestão da cadeia de suprimento.

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes