Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Mostra Acadêmica: abertura destaca desafios da internacionalização

Mostra Acadêmica: abertura destaca desafios da internacionalização

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 31/10/2013 09h08, última modificação 26/04/2016 15h50
Tem início na próxima terça-feira, 5, a partir das 19h30, o maior encontro acadêmico e cultural da Universidade Metodista de Piracicaba – Unimep. Trata-se da 11ª edição da Mostra Acadêmica, que dos dias 5 a 7, movimentará os mais de 11 mil alunos de graduação e de pós-graduação da instituição. No total, 601 trabalhos serão apresentados em eventos distintos: 21º Congresso de Iniciação Científica, 15º Seminário de Extensão, 11º Simpósio de Ensino de Graduação, 11º Congresso de Pós-graduação, 11º Congresso de Pesquisa e 12ª Jornada Wesleyana. Além disso, serão promovidos o 11º Unicult e o 9º Concurso de Contos e Crônicas, ambos realizados pelo Núcleo Universitário de Cultura (NUC).

Há ainda a Jornada Odontológica, no campus Lins, e a Semana Tecnológica, no campus Santa Bárbara d´Oeste. Os Desafios da Internacionalização na Unimep dá nome à palestra de abertura no dia 5, às 19h30, no Teatro Unimep. Fala sobre o tema Leandro Russovski Tessler (foto), doutor em física e pós-doc por ISMRa, Caen, instituição de engenharia localizada em Caen, Normandia, e pela Ecole Polytechnique, Palaiseau, França. Atualmente, Tessler é docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e assessor da reitoria para projetos de internacionalização. Antes de abertura oficial, alunos do curso de música apresentam uma camerata.

As apresentações também serão exibidas por meio de videoconferência no Anfiteatro Rosalie Brown, no campus Centro; no Auditório do bloco 8, no campus Lins e no Anfiteatro Grená, no campus Santa Bárbara d´Oeste.

“Vivemos um momento em que todas as universidades estão empenhando esforços para ampliar e qualificar as relações internacionais, para a construção e divulgação do conhecimento no sentido da busca de solução de problemas comuns a diferentes países, por meio da pesquisa e da extensão”, destaca Rosana Macher Teodori, presidente do grupo de trabalho organizador da mostra e também coordenadora de pesquisa e pós-graduação da Unimep.
A docente ressalta que o evento é uma oportunidade de socializar o conhecimento produzido na universidade com a comunidade interna e externa, que poderá conhecer os trabalhos científicos, culturais e de extensão desenvolvidos nas diferentes áreas do conhecimento.

ACOMPANHE

Todos os eventos têm entrada gratuita e são abertos aos alunos e ex-alunos da Unimep, de outras instituições de ensino superior, bem como docentes, educadores e demais interessados da comunidade externa. As atividades ocorrem nos quatro campi, em locais, horários e dias distintos.

Internautas e demais seguidores das mídias sociais da Unimep poderão acompanhar os boletins, registros e imagens de algumas atividades e eventos. Acesse www.facebook/unimep e www.twitter.com/unimep, www.unimep.br/mostraacademica

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes e Leandro Tessler