Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Museu do Futebol expõe flâmulas do acervo Rocha Netto

Museu do Futebol expõe flâmulas do acervo Rocha Netto

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 19/05/2009 11h58, última modificação 06/05/2016 08h40

As cores, os formatos e a beleza singular de 27 flâmulas do acervo Rocha Netto, preservado pelo Espaço Memória Piracicabana do Centro Cultural Martha Watts, integraram a exposição Mania de Colecionar, promovida pelo Museu do Futebol de São Paulo entre os dias 19 de maio a 16 de agosto. O museu fica no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. Os dias, horários e valores dos ingressos para visitação podem ser consultados no www.museudofutebol.org.br 

De acordo com Daniela Alfonsi, do Núcleo de Documentação, Pesquisa e Exposições do museu, a mostra reunirá aproximadamente 200 flâmulas pertencentes a colecionadores de Piracicaba (Rocha Netto), Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. Compõem também a mostra, 120 camisas de clubes do interior do país e de clubes desconhecidos das capitais federais; 3 mil botões lúdicos de coleções como Estrela (décadas de 50 a 80); Gulliver, Bola-Gol e 1.800 botões utilizados hoje em competições oficiais de futebol de mesa em São Paulo e Rio de Janeiro. 

Segundo Daniela, os organizadores pretendem apresentar a plasticidade e a beleza dos acervos formados por colecionadores apaixonados por futebol, além de explorar a representação de vários clubes, muitos deles desconhecidos.

ACERVO – O acervo Rocha Netto nasceu da paixão do jornalista Delphim Ferreira da Rocha Netto (1913-2003) por esportes, particularmente futebol e além das cerca de 300 flâmulas de clubes nacionais e internacionais, reúne coleções de fotos, jornais, revistas e livros, a maioria históricas, sobre o tema. Em 2002, o acervo foi doado ao Instituto Educacional Piracicabano (IEP) da Igreja Metodista.

ANOTE – Exposição Mania de Colecionar no Museu do Futebol de São Paulo. De 19 de maio a 16 de agosto. Informações: no www.museudofutebol.org.br

Assista ao vídeo com entrevista da coordenadora do Centro Cultural Martha Watts.  

Edição e texto: Assessoria de Imprensa Unimep
Foto: Fábio Mendes
Vídeo: Unimep TV
Última atualização: 19/05/2009

registrado em: