Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Música, arte e cultura marcam celebração dos 10 anos do CCMW

Música, arte e cultura marcam celebração dos 10 anos do CCMW

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 10/06/2013 09h10, última modificação 26/04/2016 15h50
Aproximadamente 120 pessoas participaram do início das celebrações do 10° aniversário do Centro Cultural Martha Watts (CCMW), promovido no último sábado, 8. Na oportunidade, foram promovidas atividades culturais como recitais, abertura de exposições, intervenção cênica e pinturas ao ar livre. O evento reuniu representantes da comunidade piracicabana, funcionários do IEP (Instituto Educacional Piracicabano da Igreja Metodista), além do reitor da Unimep, Gustavo Jacques Dias Alvim, o ex-reitor, Clóvis Pinto de Castro; o vereador de Piracicaba, Pedro Kawai, e o deputado estadual, Roberto Morais.

A iniciativa teve início com a abertura da 1ª Mostra de Artes do IEP e das exposições: “Seleção Canarinha: pra rir ou pra chorar”, “Notas de Ascensão e Morte desde uma Terra Incógnita” e a “Paralela do 21° Salão Universitário de Humor/Meio Ambiente”, que permanecem abertas à visitação até o dia 28, no próprio Centro Cultural, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Na mesma data, ocorreu o recital “Impressionismo Musical”, com a participação da pianista Cecília Bellato; seguida da solenidade em celebração à data. Após, integrantes do grupo de Teatro Cochichonacoxia, promoveram uma intervenção cênica “Abraço e Poesia”, na qual caracterizados como personagens, passearam junto ao público para distribuir abraços. Já na área externa do Centro Cultural (pátio e jardins), artistas da Apap (Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos) produziram pinturas ao ar livre. Já no período da tarde, foi promovida uma oficina de contos com a coordenadora do curso de letras-português da Unimep, Josiane Maria de Souza.

Vertentes artísticas – “As atividades de aniversário mostraram uma consolidação deste espaço com a arte, a cultura e a pesquisa. Nós procuramos celebrar essa data especial unindo as vertentes artísticas desse lugar: música, poesia e cultura”, afirma Joceli Lazier, coordenadora do local. Ao longo da celebração, o reitor destacou a participação do Centro Cultural na conservação da memória piracicabana “Estive pensando nos dez anos do Centro Cultural e percebi como nossa trajetória é ainda mais que isso. São mais de cem anos de história em cultura e outras áreas. Sinto-me satisfeito, pois mesmo com nossos desafios, conseguimos manter esse acervo e servir à comunidade”, afirmou Alvim.

Homenagens – No evento, o Centro Cultural Martha Watts recebeu uma moção de aplausos de autoria do vereador Pedro Kawai, representando a Câmara de Vereadores de Piracicaba. Para o vereador, “nada mais justo homenagear um centro que leva cultura gratuitamente à população piracicabana”, destacou. O núcleo também foi presenteado com uma placa comemorativa, entregue pelo deputado estadual, Roberto Morais, em nome da Assembleia Legislativa. “Nenhum centro cultural consegue se manter se não tiver seriedade. Este lugar conseguiu resgatar a história da instituição em que está inserido”, afirmou Morais que, em 1979, se graduou em publicidade e propaganda e relações públicas pela Unimep. “Tenho um carinho especial por essa instituição”, conta.

Atividades – Em continuação às comemorações de aniversário, outras atividades prosseguem em junho. São elas: Encontro com a Literatura – Poesia Feminina Portuguesa Moderna, no dia 12, às 15h30, no mini-auditório do CCMW (inscrições gratuitas pelo e-mail ccmw@unimep.br); abertura da exposição “100 Anos Rocha Netto”, no dia 28, às 19h, no Espaço Memória Piracicabana e, na mesma data, às 19h30, um bate-papo sobre o EC XV de Novembro de Piracicaba, com a participação de jornalistas esportivos, na sala Canadá do Colégio Piracicabano. Já no dia 29, está programado o bate-papo Conversa com o artista Gustavo Torrezan, sobre o tema “Biopolítica de Exposições de Arte”, às 10h, no mini-auditório do Centro Cultural. A entrada é gratuita.

Confira mais fotos da solenidade de celebração dos 10 anos do Centro Cultural no link: http://on.fb.me/11rcJcj

Texto:
Larissa Molina