Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Música, fotografia e teatro aprimoram experiência de pós em literatura

Música, fotografia e teatro aprimoram experiência de pós em literatura

por Angela Rodrigues publicado 09/07/2017 02h00, última modificação 28/07/2017 07h06
Música, fotografia, teatro e outras linguagens artísticas aprimoram a experiência de pós-graduandos com a literatura.

Imagine participar de um curso de especialização em que o aprimoramento da formação, além das aulas, também se dá por meio de encenação ao vivo de grupos teatrais, exposição de arte e apresentação de grupos musicais, dentre outras iniciativas culturais. Essas são algumas das atividades que os aproximadamente 50 alunos de turmas do curso de Literatura e Outras Linguagens Artísticas da Universidade Metodista de Piracicaba – Unimep participam ao longo de três semestres. Os módulos da especialização têm como mote a literatura e o seu diálogo com distintas linguagens artísticas: cinema, fotografia, pintura, música, artes visuais e história em quadrinhos.

Essa diversidade de temas foi um dos motivos que atraiu Daila Fanny Pinho Eugênio, 33, editora de livros, a ingressar na especialização. “Mas, uma vez que as aulas começaram, o contato com colegas de áreas e experiências diferentes também enriqueceu a especialização de maneira única, influenciando e expandindo meu relacionamento com a literatura e as outras linguagens artísticas”, afirma. Além disso, a possibilidade de discutir literatura no contexto de literatura comparada, com o paralelo com artes não convencionais da área, como quadrinhos e fotografia foi uma das motivações de Daila.

PIONEIRA

Alexandre Bragion, coordenador e professor do curso, destaca que considerando o conteúdo e a estrutura em que é oferecida, a especialização Literatura e Novas Linguagens Artísticas é pioneira na região. “O eixo do curso é a literatura, mas inclui o diálogo com as linguagens artísticas. Temos literatura comparada à música, ao cinema, literatura comparada às artes visuais, à fotografia, à pintura e temos o teatro. Ao mesmo tempo em que o aluno tem a disciplina literatura comparada à música, também cursa no período vespertino, o fundamento da música, por exemplo”, detalha o professor, que é mestre e doutor e também possui formação e atuação musical.

Nas apresentações culturais, que ocorrem inclusive em sala de aula, Bragion acrescenta que os alunos participam de todas as etapas de organização que os eventos exigem, como a montagem de espaços e cenários, por exemplo. Depois da realização, os pós-graduandos acompanham debates sobre os temas apresentados. Além disso, há visitas a museus, exposições e participação em outros eventos. Iniciativas que contam com a parceria da coordenadora do curso de letras-português da Unimep, a profª Josiane Maria de Souza e tem validade como atividades complementares.

ENTENDER A ARTE

Bragion (foto à esquerda) conta que um dos objetivos da especialização é ampliar o repertório cultural do aluno, além de fornecer base para a área da pesquisa. Nesse sentido, ele diz que há uma gama de autores da literatura nacional e da internacional contemplados. “Trabalhamos e estudamos desde compositores da música popular, por exemplo, Caetano Veloso, Chico Buarque e Gil, até autores que dialogam com sonatas como Proust, autor da obra A Busca do Tempo Perdido”.

O aprofundamento também ocorre com as outras linguagens artísticas. “Os alunos do módulo de cinema viram muito Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, Edgar Allan Poe e até autores do contemporâneo, como Lourenço Mutarelli, que dialogam com as diferentes linguagens”, detalha o coordenador. Além de significar up-grade para o currículo, os conteúdos trabalhados na especialização possibilitam apreciar a arte, em suas distintas expressões, de modo diferente, seja para assistir ao filme ou visitar um museu.

Mais informações sobre o curso de especialização Literatura e Outras Linguagens Artísticas podem ser consultadas no: unimep.br/pos/lato/ ou pelo fone (19) 3124-1659.

Texto: Angela Rodrigues
Edição e coordenação: Celiana Perina