Nhô Cine retoma as atividades em 2024
O cineclube Piracicabano Nhô Cine retomou suas atividades para o ano de 2024 no último 23 de fevereiro, com dois filmes, o curta metragem “Quem chegar por último”, do diretor Rogério Borges, e o longa metragem “Verônica”, do diretor Maurício Farias.
O curta metragem “Quem chegar por último” foi produzido em 2015 pelo Kino-Olho. “Foi ótimo revisitar o filme nove anos depois da produção. Foi onde tudo começou. A partir dele, adolescentes que, naquele momento tinham entre 14 e 15 anos foram apresentados para o mundo cinematográfico e estão produzindo cinema até hoje”, compartilha Borges.
O cineasta tem uma longa história no Kino-Olho, grupo de Pesquisa e Prática Cinematográfica formado em 2005 pelo cineasta João Paulo Miranda, ex-professor do Curso de Cinema da Universidade Metodista de Piracicaba, e que tem como objetivo realizar sessões cineclubistas e produções de filmes a partir de exercícios e oficinas para a comunidade local em Rio Claro.
A socióloga e Mestra em Educação, Carolina Modena, esteve presente no encontro e realizou uma síntese do tema abordado nos filmes e ressaltou a importância de retratar as diversas realidades. “Os filmes trazem um pouco da realidade da periferia e faz uma ponte com a educação, no caso do filme Verônica, traz como protagonista uma professora da rede pública do Rio de Janeiro”.
O Nhô Cine é um cineclube idealizado pela Unimep, Misp e Cena 14. Segundo Rober Caprecci, coordenador do Labcom/TV Unimep e integrante da Cena 14, a proposta do projeto é dar visibilidade as produções cinematográficas de Piracicaba e da região, valorizar o cinema nacional brasileiro e promover o debate por meio de encontros mensais na Biblioteca Municipal de Piracicaba.
Para o ano de 2024, o projeto traz outros formatos de encontros para fomentar o cinema e audiovisual de Piracicaba e do interior com o Cineclube Nhô Cine em Movimento. A atividade atenderá as comunidades e bairros periféricos da cidade, com exibições dos filmes e debates.
Serviço
O cineclube Nhô Cine acontece sempre na última sexta-feira de cada mês, às 19h, na Biblioteca Municipal de Piracicaba Ricardo Ferraz de Arruda Pinto. Rua Saldanha Marinho, 333 (entrada pela rua do Vergueiro). A entrada é gratuita.
Confira a matéria na TV Unimep aqui.
Texto e Fotos: Roberval Caprecci (MTB: 59438/SP e DRT: 36572) – TV Unimep