Você está aqui: Página Inicial / Notícias / No Lácio com Virgílio é tema de mediação de leitura

No Lácio com Virgílio é tema de mediação de leitura

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 25/09/2011 08h42, última modificação 26/04/2016 15h47

Com a leitura de trechos da obra Eneida, de Virgílio (70 a.C – 19 a.C), um grupo de aproximadamente 50 alunos, de cursos e semestres distintos da Unimep, conheceram mais sobre a história e cultura romana. Foi o encontro Uma Noite no Lácio com Virgílio, uma atividade de mediação de leitura, orientado pela coordenadora do curso de letras-português da universidade Josiane Maria de Souza. A atividade ocorreu nesta quarta-feira, 21, no campus Taquaral.

ENEIDA 

A partir da leitura de segmentos específicos da obra Eneida, de Virgílio, Josiane apontou as diferentes concepções utilizadas pelo cinema e televisão para a reprodução de períodos históricos acerca da cultura romana. Poema épico latino, a Eneida foi escrita por Virgílio para atribuir aos romanos uma ascendência não-grega, estabelecendo a cultura latina, e não a helênica, como original. 

Além de apresentar o processo de construção de Roma, a partir de trechos da obra, ela citou exemplos como o papel desempenhado pelos deuses romanos, aos quais eram oferecidos sacrifícios, e situações políticas como julgamentos e punições. Para ilustrar as informações, foram exibidas cenas dos filmes Spartacus (de Stanley Kubrick, 1960), Gladiador (Ridley Scott, 2000) e do seriado Roma, produzido desde 2007 nos Estados Unidos. 

O evento também contou com a participação das docentes da graduação Cibele Adriana Perina Aguiar e Sônia Cristina P. Daros. Ao final, foram sorteados livros e DVDs aos participantes.

Edição e texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fotos: Fábio Mendes
Última atualização: 25/09/2011

registrado em: