Você está aqui: Página Inicial / Notícias / No Teatro Unimep, Andaime estréia As Patacoadas de Cornélio Pires

No Teatro Unimep, Andaime estréia As Patacoadas de Cornélio Pires

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 11/08/2008 08h33, última modificação 26/04/2016 15h45

Durante a pré-estréia de “As Patacoadas de Cornélio Pires – Estrepolia Musical em Dois Atos e Uma Chegança”, realizada em junho no Sesc Piracicaba, o grupo Andaime arrancou risos e lágrimas da platéia. Agora a trupe promete repetir a dose na estréia do espetáculo que ocorre no próximo domingo, 17, às 20h30, no Teatro Unimep.

O espetáculo nasceu de olhares de artistas contemporâneos sobre um autor atemporal, o folclorista, cantador e poeta Cornélio Pires (1884-1958). Após um ano de pesquisas a montagem, que tem dramaturgia e direção do carioca Luís Carlos Laranjeiras, é resultado da pesquisa que antecede e desencadeou a criação de “Lugar Onde o Peixe Pára” (1997), sobre a cultura caipiracicabana. O apoio é do Sesc Piracicaba.

Com desdobramentos histórico e cultural, a montagem mescla recursos cênicos com elementos autênticos do folclore e da cultura popular genuinamente paulista e enraizada na figura do caipira. Também traz elementos da cultura urbana misturados, com cenas que reúnem, por exemplo, instrumentos, como viola, guitarra e percussão.
Sete atores integram o elenco, Antonio Chapéu, Márcio Abegão, Bruno Agulhari, Maria Trevisan, Barbosa Neto, Jonathas Beck e Charles Mariano. Opera a luz: Luzia Vaz. Já Jonathas Beck toca músicas ao vivo.

PROPOSTA

Criado em 1986, o grupo sempre esteve envolvido com a comunidade no desenvolvimento de projetos relacionados às raízes e à cultura de Piracicaba e região. Em “As Patacoadas de Cornélio Pires” não é diferente. De acordo com Antonio Chapéu, coordenador do grupo Andaime, o processo de criação do grupo evoluiu naturalmente para a ampliação da visão do teatro folclórico, o direcionando para a identificação de elementos arquetípicos e, como tal, presentes em todos, independentemente de regionalismos e peculiaridades.

LUGAR ONDE O PEIXE PÁRA

Antes, no sábado, 16, o grupo Andaime apresenta às 20h30, no Teatro Unimep, o espetáculo \"Lugar Onde o Peixe Pára\".   Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5 (estudante).

ANOTE – Grupo Andaime estréia no Teatro Unimep “As Patacoadas de Cornélio Pires – Estrepolia Musical em Dois Atos e Uma Chegança”, no 17, às 20h30, no Teatro Unimep. Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5 (estudante). Informações: (19) 3124-1603.

Foto: Thiago Altafini
Última atualização: 11/08/2008